O Dia Nacional do Diabetes foi celebrado no dia 26 de junho – uma data que surgiu em parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar os brasileiros sobre a doença que acomete mais de 15 milhões de pessoas adultas no Brasil e 537 milhões em todo o mundo.
Engajada em ações de prevenção e tratamento da diabetes, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) prioriza a assistência integral do paciente diabético e atualmente oferece aos usuários uma sala exclusiva para curativos e manejo das feridas.
O espaço voltado para o paciente diabético é chamado de Ambulatório do Pé Diabético e está disponível a todo o público da VIII Regional de Saúde (Geres) desde janeiro deste ano, quando foram implantados os novos programas ambulatoriais.
A assistência ao diabético foi pensada a partir da grande demanda local. “Temos muitos pacientes diabéticos na nossa regional. Em geral, eles são acompanhados no próprio posto de saúde, mas, às vezes, necessitam de uma atenção de maior complexidade, com um especialista vascular, fisioterapeuta e/ou nutricionista. Ofertamos tudo em um só lugar, beneficiando a população. Além do ambulatório do pé diabético também disponibilizamos um atendimento multiprofissional”, esclarece a coordenadora geral da UPAE, Grazziela Franklin.
Vale lembrar que as feridas no pé diabético são uma das principais causas de amputação. Dessa forma, a equipe orienta como secar e olhar o vão dos dedos, usar calçados e palmilhas próprias para o alívio da pressão em locais que estejam desenvolvendo feridas e ulcerações; como também reforça a importância do controle da glicemia, pressão arterial, alimentação saudável e a prática de atividades físicas.
O agendamento para o programa é feito exclusivamente pela VIII Geres, mediante disponibilidade das vagas ofertadas pela UPAE, que são redistribuídas entre os sete municípios que atende.