Projeto Petrolina na Economia Digital dispõe de site para divulgar micro e pequenas

0

O programa Nossa Voz desta segunda-feira (29) recebeu no estúdio da rádio Grande Rio FM, a professora e coordenadora da Célula Incubadora do Semiárido do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, Rosemary Barbosa para falar sobre o projeto Petrolina na Economia Digital que elaborou um site para micro e pequenas empresas no setor de comércio varejista de Petrolina. 

A iniciativa  faz parte da Rede de Inovação de Petrolina, formada a partir de uma parceria entre o IFSertãoPE, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Petrolina, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindlojas), o Sebrae/pe e a Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Facto).

De acordo com Rosemary, o que motivou a criação do projeto foi a pandemia. “Todo o comércio sofreu, porque tiveram que fechar as suas lojas de maneira inesperada. O principal objetivo é estruturar uma plataforma para que esses lojistas possam mostrar seus produtos, aquecendo suas vendas”, explicou.

A plataforma foi lançada neste mês de agosto e funciona no endereço lojaspetrolina.com.br. Sessenta lojistas já passaram pelo projeto e receberam treinamentos, capacitações e consultorias voltados ao funcionamento do comércio eletrônico. Atualmente vinte lojas já estão em funcionamento. 

O recurso disponibilizado para o projeto Petrolina na Economia Digital é de R$ 1,5 milhão, investido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), através de edital de seleção de projetos, que visam reduzir o impacto negativo da Covid-19 sobre as empresas, permitindo uma readequação à realidade digital e tornando as empresas mais competitivas.