A Justiça Eleitoral rejeitou 1.779 pedidos de registro de candidatura nas eleições deste ano. O prazo para o julgamento das inscrições se encerrou na segunda-feira (12). Dos 12 candidatos a presidente que registraram chapa, Pablo Marçal (Pros) teve o nome indeferido a pedido da legenda – que agora apoia Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – e Roberto Jefferson (PTB) foi barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A legenda apresentou Padre Kelmon para substituí-lo, que ainda está pendente de julgamento.
Considerando postulantes a governador, vice, senador e deputado federal ou estadual, 26.016 foram considerados aptos em todo o país e 1.432 registros ainda não estavam atualizados no site até o começo da tarde desta terça.
Na Bahia, os seis candidatos a governador e cinco dos seis postulantes ao Senado foram confirmados na disputa. Na senatoria, Cícero Araújo (PCO), teve o pedido indeferido e recorreu. O vice da legenda, Roque Vieira Júnior, também teve a inscrição negada e apresentou recurso.
Dos 1.779 pedidos considerados inaptos pela Justiça Eleitoral, 904 tiveram a candidatura indeferida (50,82%), 845 renunciaram à disputa (47,5%), 14 não chegaram a ter o pedido analisado (por fatores como documentação incompleta; 0,79%), 13 tiveram pedido cancelado (0,73%) e 3 candidatos morreram (0,17%).
(Com informações do R7)
(Foto: Reprodução)