Foto: Danielle Alencar
Profissionais de enfermagem de Petrolina e Juazeiro realizaram na manhã desta quarta-feira (21) uma manifestação contra a suspensão do piso da categoria. A mobilização iniciou no Centro das duas cidades e finalizou na Ponte Presidente Dutra.
De acordo com a enfermeira, servidora pública e diretora do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco, Danielle Alencar, a decisão pela suspensão do piso foi uma traição para a enfermagem brasileira. “Na pandemia, nós éramos heróis, agora nós somos os culpados da queda financeira brasileira, como assim? Existem fundos sim. Estão se movimentando pra fazer com que, em tempo hábil, nesses 60 dias, possa se comprovar que existe um fundo financeiro que vai poder financiar essa lei. A gente se sente traído, passamos de heróis a vilões. A enfermagem brasileira está cansada”, reclama.
Ainda de acordo com Alencar o objetivo do protesto é mostrar a força da categoria. “A gente teve uma assembleia estadual onde foi deliberada essa paralisação por 24 horas em todo Brasil. Essa paralisação acontece pra gente poder mostrar a nossa força ao Brasil porque o nosso piso é uma lei, é legal, e houve esse embargo, essa suspensão do Barroso e já houve essa votação e realmente a gente perdeu né? mas nem tudo está perdido. A gente tá contando com que eles consigam mostrar que existe sim fundo financeiro pra poder financiar esses novos valores para o nosso piso se Deus quiser ano que vem”, afirma.
De acordo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a ponte foi interditada totalmente das 10h50 às 11h. Em seguida, os manifestantes utilizaram só uma faixa da via. Por volta das 11h45, o trânsito no local foi liberado.