A defesa do direito à moradia sempre esteve presente no mandato de Teresa Leitão como deputada estadual, e esse apoio à causa seguirá no Senado, caso seja eleita no próximo dia 2 de outubro. Nesta semana a petista assumiu apoio à carta-compromisso da Campanha Nacional Despejo Zero – Em Defesa da Vida no Campo e na Cidade.
A carta está sendo apresentada a candidatos e candidatas em todo o país. São 21 compromissos relacionados à defesa do direito constitucional à moradia digna e do acesso à terra, no campo e na cidade, cumprindo as normas de direitos humanos nacionais e internacionais.
A Campanha Nacional Despejo Zero – Em Defesa da Vida no Campo e na Cidade é integrada por movimentos e organizações sociais, com objetivo de auxiliar famílias vulneráveis sem moradia e também pessoas em situação de rua. O movimento também milita pela demarcação e respeito aos territórios indígenas e quilombolas.
Nos 20 anos de atuação na Assembleia Legislativa, Teresa Leitão foi uma voz no parlamento pelo direito à moradia, nas áreas urbana e rural. A comunidade da Vila Nossa Senhora de Fátima, estabelecida em terreno na Imbiribeira doado pela arquidiocese na época de Dom Helder, é um exemplo. Teresa apoia as famílias na mobilização e na assistência política e jurídica, tendo inclusive conseguido evitar despejos.
“Acredito em soluções negociáveis, que sejam boas para ambas as partes, mas observando critérios legais e sociais. Não podemos esquecer que existe uma função social na moradia. É direito constitucional”, analisa Teresa. “A luta por moradia é uma luta justa, e tem meu apoio”, conclui.
(Ascom)