O Transforma Petrolina apoia projetos voltados à pessoa surda , e nesta data comemorativa, 26 de setembro, propõe uma reflexão sobre os direitos e a luta pela inclusão dessas pessoas. Atualmente, o programa atua em três eixos para fortalecer instituições que trabalham com pessoas surdas.
Para estimular práticas coletivas , por exemplo, o Transforma Petrolina disponibiliza, durante o ano todo, o auditório da sede do programa. No espaço amplo, climatizado e com estrutura para auxiliar tecnicamente as programações, a instituição pode realizar, sob agendamento prévio, reuniões, palestras, oficinas e cursos.
O Transforma Petrolina também oferece atendimento inclusivo no projeto “Balcão Jurídico”, realizado em parceria com a Uninassau. Os atendimentos jurídicos e mediação de conflitos são realizados presencialmente ou no formato on-line e conta com suporte especializado de um tradutor intérprete em LIBRAS, que intermedia a comunicação entre as pessoas ouvintes que ofertam o serviço e os surdos.
Além disso, o Transforma Petrolina proporciona inclusão durante seus eventos, com o apoio de um tradutor intérprete da Língua Brasileira de Sinais. “São pequenos passos que demos ao longo da nossa jornada e que já fazem a diferença de forma significativa na vida dessas pessoas”, destaca a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando.
(Ascom Transforma Petrolina)