Hospital Dom Malan comemora 91 anos com programação festiva 

0

O Hospital Dom Malan comemorou, nesta quinta-feira (28), os seus 91 anos de trajetória.  A unidade materno-infantil faz parte da vida de muitas gerações de Petrolina, de toda a Rede Interestadual de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA), e já ajudou a contar e recontar muitas histórias ao longo dessas mais de 9 décadas.  

Para lembrar e agradecer tantos anos fazendo a diferença na vida de quem mais precisa, a família HDM preparou uma programação festiva. “Tivemos uma missa em ação de graças às 10h, com o padre Erivan Nuto, cantamos os parabéns, cortamos o bolo, tivemos almoço especial, mas o que realmente marcou foi a união da equipe e o sentimento de gratidão que envolveu a todos”, ressaltou a coordenadora administrativa/financeira, Elizângela Torre.  

O pároco, em seu discurso, lembrou todos os profissionais que pelo Dom Malan já passaram, incluindo aqueles que se foram para outro plano. “Cada um que por aqui passou deixou a sua contribuição e foi sopro de esperança na vida de alguém. Que vocês e os que ainda virão continuem firme nessa linda missão”, discursou.   

A médica Dra. Flávia Guimarães, fundadora da Capela Santo Expedito, onde foi realizada a missa, relembrou alguns momentos importantes. “Inauguramos essa capela em 2000, quando Petrolina fez 100 anos. Foi um momento de muita alegria, bem como a inauguração do primeiro banco de leite do interior do estado, o Biama, que aconteceu há 26 anos. A implantação do projeto Mamãe Canguru, entre outras tantas iniciativas que beneficiam até hoje a população. São muitos anos e muitos marcos a serem comemorados” refletiu.  

Outra conquista do hospital foi o Voluntariado, que completou 12 anos no último dia 25. “Estamos hoje também comemorando o nosso tempo de fundação, agradecendo a Deus e louvando pela vida de todos os voluntários para que continuem fazendo o bem e ajudando os pacientes e acompanhantes que mais necessitam. É um orgulho para nós termos chegado tão longe. Realmente hoje é um dia de celebração”, destacou o coordenador do grupo, Rui Holanda.  

Um pouquinho de história 

Tudo começou em 1931, quando o Dom Malan surgiu como hospital geral integrando a rede estadual de saúde de Pernambuco. Apenas em 2008 essa realidade mudou e já sob a gestão da Fundação Professor Martiniano Fernandes (hoje FGH Saúde) passou a cuidar exclusivamente da saúde da mulher e da criança, como permanece até hoje. 

Não sobram dúvidas quanto à importância da unidade de saúde materno-infantil. Mesmo depois de tantas décadas, o HDM ainda é o único hospital público a contar com uma UTI neonatal e pediátrica, UTI materna (única do interior do nordeste) e um Banco de Leite Humano (Biama). Além disso, o Dom Malan também é bom em números. Em Pernambuco, é reconhecidamente a maternidade que mais faz partos, com mais de 7 mil realizados por ano.