Datafolha e Ipec: Com Lula entre 50% e 51%, pesquisas mostram decisão no 1º turno indefinida

0

Divulgadas no final da tarde deste sábado (1), as pesquisas dos institutos Datafolha e Ipec (ex-Ibope) apontam chance do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer em primeiro turno. Nas duas sondagens, porém, a projeção de vitória do petista amanhã é incerta, porque está dentro dos limites da margem de erro. Na pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo, Lula aparece com 51% dos votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos —, contra 37% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já no levantamento do Datafolha, o petista tem 50% dos votos válidos, ante 36% do atual presidente. A margem de erro de ambas as pesquisas é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números são referentes ao cenário estimulado, em que o entrevistado vê previamente a lista com os candidatos. Estes foram os últimos levantamentos de ambos os institutos antes do primeiro turno, já que nenhum deles prevê uma pesquisa boca de urna antes da apuração amanhã.

O que diz a pesquisa Datafolha? O levantamento divulgado hoje aponta que Lula teria, na margem de erro, entre 48% e 52% dos votos válidos, o que indica a possibilidade de vitória em 1º turno, mas não a garante. Para vencer o pleito sem necessidade de 2º turno, o candidato precisa de 50% mais 1 dos votos válidos, de acordo com a Lei das Eleições do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O levantamento ouviu 12,8 mil pessoas entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. O índice de confiança é de 95%, segundo o Instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00245/2022 e teve custo de R$ 617.972,00.

Votos válidos:

Lula (PT): 50%

Jair Bolsonaro (PL): 36%

Simone Tebet (MDB): 6%

Ciro Gomes (PDT): 5%

Soraya Thronicke (União Brasil): 1%.

O que diz a pesquisa Ipec? A sondagem do Ipec aponta que Lula ficaria, na margem de erro, entre 49% e 53%, o que resulta em um panorama semelhante ao do Datafolha: a vitória em primeiro turno é possível, mas incerta.

O levantamento realizou 3.008 entrevistas face a face entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-00999/2022 e custou R$ 347.659,06.

Votos válidos:

Lula (PT): 51%

Bolsonaro (PL): 37%

Ciro Gomes (PDT): 5%

Simone Tebet (MDB): 5%

Soraya Thronicke (União Brasil): 1%

Luiz Felipe D’Avila (Novo): 1%.

(Fonte: Uol Eleições)