Presidente do TRE diz esperar respeito e tolerância em Pernambuco

0

O segundo turno das eleições 2022 foi oficialmente iniciado na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no bairro do Derby, região central do Recife, neste domingo (30). Na cerimônia, o presidente do tribunal, desembargador André Guimarães, disse esperar um dia tranquilo, com respeito e tolerância (veja vídeo acima).

Neste domingo (30), mais de 7 milhões de pernambucanos devem ir às urnas nas 122 zonas eleitorais espalhadas no estado.

Por volta das 8h, o presidente do TRE de Pernambuco desembargador André Guimarães reforçou a importância do trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral e da data para a manutenção da democracia tanto no âmbito estadual quanto federal.

Ele também agradeceu a presença dos membros da corte e exaltou o trabalho do Ministério Público Eleitoral, das forças de segurança do estado. Sobre a segurança nas ruas, André Guimarães ressaltou que espera um cenário semelhante ao primeiro turno, com eleições tranquilas.

“O primeiro turno foi um exemplo de democracia. O povo brasileiro e o povo pernambucano compreenderam a essência da democracia. Polarização de ideias, de valores, de princípios, mas com respeito, tolerância, paz e harmonia social. Foi isso que aconteceu no primeiro turno e, com toda a certeza, acontecerá nesse segundo turno”, declarou o desembargador.

O presidente do TRE de Pernambuco mencionou a particularidade da atual disputa ao governo do estado, tendo pela primeira vez um pleito concorrido por duas mulheres. O desembargador lembrou que, como resultado, prevalecerá a soberania popular.

Além de votarem para os cargos de presidente da República, neste domingo (30), os eleitores vão decidir o comando do executivo estadual, pelo qual disputam as candidatas Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB). Esta será a primeira vez na história de Pernambuco em que duas mulheres assumem o cargo.

“Essa eleição é um fato histórico para o nosso estado, nunca visto anteriormente, ser governado por uma mulher, ou a doutora Marilia Arraes ou a doutora Raquel Lyra. A soberania popular é quem vai decidir, essa é a beleza da democracia em um país livre. O povo exerce o direito de voto de maneira livre e escolhe os seus representantes”, afirmou o presidente do tribunal.

Em seu discurso de abertura do segundo turno, o presidente do tribunal reafirmou a confiabilidade e segurança fornecidas pelas urnas eletrônicas, que no processo eleitoral do primeiro turno manifestaram o resultado da vontade livre e espontânea do povo, segundo Guimarães.

“As urnas eletrônicas comprovaram, mais uma vez, sua total confiabilidade. Não houve, com relação às eleições anteriores e o primeiro turno dessa eleição, qualquer questionamento, qualquer impugnação quanto ao resultado proclamado”, afirmou o desembargador.

Concluindo o que chamou de “importante festa da democracia”, o presidente do TRE de Pernambuco agradeceu o papel da imprensa no acompanhamento dos trabalhos preparatórios das eleições, bem como a importância desse tipo de cobertura para a democracia no país.