Devido à aplicação das provas do Enem 2022, que ocorre nos próximos domingos (13 e 20), a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) montou um esquema especial para garantir a segurança do vestibular.
Ao todo, segundo a PMPE, haverá 1.948 militares atuando nos dois domingos do exame de forma extraordinária, uma ampliação de 2% em relação ao ano passado e que, de acordo com a Polícia Militar, não afetará a cobertura do policiamento de rotina.
Esses policiais ficarão responsáveis pela segurança dos locais de aplicação e pela escolta dos malotes de provas na entrada e saída.
O esquema de segurança para o Enem foi montado a partir do convênio entre a Secretaria de Defesa Social e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A ação já está atuando desde a chegada dos cadernos de prova ao Estado, seguirá durante os dias de prova e cobrirá os 83 municípios pernambucanos e a ilha de Fernando de Noronha.
Este ano, o número de inscritos para realizar o exame em Pernambuco alcançou a marca dos 189.596, 6% maior em relação ao ano passado. Os candidatos estarão distribuídos entre os 689 locais de prova espalhados por todo o Estado.
Além da Polícia Militar, o Batalhão de Trânsito e a Polícia Rodoviária atuarão na mobilidade nas cidades, com a missão de evitar que transtornos possam afetar a pontualidade dos candidatos.
Nos dias de prova, será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle, reunindo representantes da Policia Militar, Secretaria de Defesa Social, Guarda Municipal de Trânsito e outros órgãos. De acordo com o coronel Tibério Noronha, assessor de Comunicação da Polícia Militar, a estrutura contará com a presença das instituições responsáveis pelo controle operacional do exame.