Petrolina: moradores da Invasão Santa Helena sofrem ameaças para que desocupem o local; SEDURBHS emite nota sobre ocorrido

0

  

Moradores do Assentamento Vila Santa Helena, em Petrolina, denunciaram ao Programa Nossa Voz, que estão sofrendo com ataques às suas residências. Durante entrevista, na manhã desta segunda-feira (21), o líder de bairro, João Batista, contou que pessoas, não identificadas, derrubam as construções e ameaçam os moradores para que desocupem o local, afirmando serem os donos da área. 

“Está aparecendo pessoas ameaçando, sem deixar fazer os barracos. Quando está perto de ficar pronto, eles derrubam, cortam energia, estão fazendo do jeito que querem. Pedimos  a presença do governo para tomar providências, porque quando entramos nessa área, averiguamos se era realmente uma área pertencente ao governo, e descobrimos que era um local que pertencia a União, desapropriada para fins sociais”, explicou o morador. 

João pede ajuda às autoridades para intervir no problema que amedronta os moradores do Assentamento Vila Santa Bárbara. “Quem está aqui são pessoas carentes, que vivem às margens da sociedade e que precisam de ajuda, que pedem aos órgãos públicos e a  prefeitura para realizar um trabalho em conjunto aos populares e que consigam sair daqui direto para as suas habitações […] Chegam pessoas em carros populares, com as documentações afirmando que são os donos e estão derrubando tudo e amedrontando a população”, disse. 

Em nota,  a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (SEDURBHS), afirmou que os moradores do assentamento já passaram por um cadastro de habitação social e que guardam a entrega da casa. Confira: 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade – SEDURBHS informa que, em relação à situação do Assentamento Vila Santa Helena, a equipe do setor de Habitação já visitou previamente o local e fez o cadastro dos assentados para futura participação em processo de seleção de habitação social. Informa ainda que a equipe realizará nova visita para esclarecer dúvidas e que o Centro de Referência e Assistência social (CRAS) já realiza o acompanhamento dos moradores da comunidade.

Importante lembrar que, no momento, o governo federal não tem previsão de lançamento de novos empreendimentos dentro do programa Casa Verde e Amarela referente à Faixa 01 – Social. Algumas pessoas que residem em invasões em Petrolina já estão cadastradas no banco de dados do Município. Destaca-se ainda que a Prefeitura é a entidade organizadora no processo, mas depende do Governo Federal e da instituição financeira para que sejam disponibilizados novos empreendimentos.