Operação Petrolina Segura: Dois homens são presos no primeiro dia ação que contou com a colaboração do Grupamento Tático Aéreo (GTA)

0

Dois homens foram presos na Ilha do Fogo, no primeiro da Operação Petrolina Segura. A ação que começou nesta quinta-feira (26) e seguirá até este domingo (29) tem como objetivo colocar mais profissionais da força de segurança nas ruas de Petrolina fazendo rondas e combater à criminalidade em locais de maior fluxo de pessoas e nos bairros mais violentos.

Por dia, serão 80 agentes circulando nas ruas da cidade até este domingo (29). Além disso, é a primeira vez que a GTA participa de uma operação desta natureza no município, permitindo garantir um aumento na visibilidade da operação e facilitar localizar pontos de criminalidade na cidade. No primeiro dia, as equipes apreenderam dois indivíduos na Ilha do Fogo. 

“Nós conseguimos apreender, aproximadamente, 40 kg de maconha. Foi apreendido uma arma de fogo. Foi apreendido também um carregador de pistola. Durante a chegada do efetivo a pé e do uso da aeronave, alguns indivíduos conseguiram se lançar na água e conseguiram se evadir. Também houve a apreensão de aproximadamente 126 papelotes de maconha, que estavam sendo comercializados naquele momento, na Ilha do Fogo. A gente já planejava realizar algo dessa natureza ali, na Ilha do Fogo, mas a gente sempre tem a dificuldade dessa rota de fuga pelo Rio e que a operação demandaria das embarcações. Contudo, ontem com a aeronave a gente realizou um planejamento prévio e conseguimos essas apreensões e a prisão de dois indivíduos”, ressaltou o major Alessandro Bezerra, comandante do 5º Batalhão da PM.

Até domingo (29) haverá pontos de bloqueios nas principais vias da cidade, tanto rodovias federais, como municipais. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), atuará na BR 407 e BR 235, para fazer abordagem veicular na busca de localização de drogas,  de armas, veículos roubados e furtados. Também, contará com auxílio do sistema da Secretaria de Defesa Social (SDS) na busca de cumprimento de mandado de prisão e recuperação de celulares. 

No último dado divulgado pela SDS, apontou que a cidade de Petrolina estava em terceiro lugar com maior registro de homicídios em Pernambuco em 2022. Dessa forma, a operação visa reforçar a segurança da cidade em pontos que as taxas aumentaram. “Estaremos nos locais onde há os maiores índices de homicídio e de crimes violentos contra o patrimônio, nos últimos três meses. É uma visão que já vem sendo implantada dentro da SDS, que é a questão da visibilidade e uma aproximação também dos agentes de Segurança Pública com a população”, afirmou o comandante. 

Em relação aos índices de criminalidade da cidade de vizinha, Juazeiro- BA, contou que o aumento dos crimes ocorridos na última semana tem respingado também na região, porém, uma força de segurança que trabalha em cooperação tende a coibir os delitos. “A gente entende que tem que se unir às forças de Segurança Pública dos dois municípios, tem que estar engajadas, agindo de forma integrada para que a gente tenha um resultado que é preciso aqui na na região. Então, hoje a gente percebe em Juazeiro, aumento agora no mês de janeiro, já Petrolina teve uma redução, mas o ano passado houve momento em que Petrolina estava mais aquecida e Juazeiro estava mais arrefecida. A gente já tem esse mapeamento que há esse deslocamento de um município para outro e acaba sendo de um estado para outro. A representação engajada deve combater isso”, apontou o major Alessandro Bezerra. 

Durante este final de semana, as equipes atuarão também na Zona Rural de Petrolina, que segundo moradores do local cresceu os delitos no local. Contudo, o comandante major Alessandro Bezerra, reforçou que para ter um aumento no efetivo nessas áreas é necessário o registro do boletim de ocorrência que colabora na organização dos pontos a serem intensificados “O que acontece é quando a gente é demandado, vai na sessão de análise criminal estatística, a gente vê como que tá aquela área. A gente não encontra registro de ocorrência. É importante então a denúncia do cidadão, porque essa denúncia que nos subsidia nesse planejamento estratégico. A população tem que estar atenta a isso. Se não tem como ir na delegacia, porque muitas vezes tem deslocamento, não tem um tempo, o trabalho, mas existe na Delegacia Virtual onde acessa lá o site presta a sua queixa, vai ser homologado pela Polícia Civil e vai chegar pra gente como uma forma de a gente lançar o policiamento no local correto”.