“Precisamos democratizar o acesso à tecnologia. As inovações também precisam chegar à Agricultura Familiar” defendeu Guilherme Coelho em workshop promovido pelo SENAI e ONU

0

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, palestrou, nesta segunda-feira (30), no workshop: “Uso de Tecnologias Avançadas para a Agricultura Familiar”. O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), através da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

O workshop acontece entre os dias 30 de janeiro a 02 de fevereiro em Petrolina-PE. A abertura aconteceu no auditório da Univasf, campus sede, e contou com a participação: do diretor da seção de Pesquisa em Política de Tecnologia e Inovação (TIPRS), Clovis Freire, do reitor Pro Tempore da Univasf, Julianeli Tolentino, do primeiro vice-presidente da FIEPE, Rafael Coelho, da diretora regional do SENAI/PE, Camila Barreto, entre outras autoridades. O encontro também foi prestigiado por produtores, pesquisadores e representantes de países como: Moçambique, Malásia, Turquia e Uruguai.

Durante a sua palestra, Guilherme Coelho abordou sobre práticas nas cooperativas de Petrolina e defendeu o acesso dos pequenos agricultores às tecnologias que vem revolucionando a produção agrícola no mundo. “O grande desafio é democratizar o acesso à tecnologia. O uso de softwares, sistemas e equipamentos de ponta vem otimizando a agricultura, mas essa inovação não está disponível para todos. Esses recursos também precisam chegar à Agricultura Familiar, pois ela é a grande responsável pela produção dos alimentos que chegam até às nossas mesas”, afirmou.

O presidente da Abrafrutas ainda ressaltou o papel determinante da fruticultura no fomento da economia, não somente na região do Vale do São Francisco, mas de todo o país. “Quem gera empregos no agronegócio é a fruticultura. Apenas para citar um exemplo: a maior produtora de grãos do Brasil, tem 620 mil hectares e emprega seis mil pessoas, já a maior produtora de frutas, produz melão em 30 mil hectares e tem oito mil trabalhadores”, comentou.

Programação do workshop

A programação do encontro inclui palestras e seminários que discutirão temas como: sensoriamento remoto, aprendizagem de máquina, uso de drones e dados de satélite para a agricultura familiar de precisão. Também será possível participar de práticas de laboratório e visitar fazendas que atuem com a agricultura familiar. Os detalhes podem ser consultados através do link: https://mkt.pe.senai.br/onu-senai