Professores aprovados em concurso estadual protestam por convocação imediata ao trabalho

0

Os manifestantes participaram do certame de 2022, que aconteceu no segundo semestre. Diante da não divulgação de datas, os professores foram às ruas reivindicar a convocação imediata dos aprovados nas 2.907 vagas ofertadas no edital, além da criação de novas vagas para cadastro reserva.

Em entrevista a Folha PE, um dos participantes contou que “O Ministério Público já provocou o gabinete do Estado para a divulgação do calendário de datas para convocação dos aprovados e dos classificados no cadastro reserva. Com esse ato, estamos tentando nossos primeiros diálogos. O concurso público deve ser prioridade para a valorização da educação”, afirmou o professor de Sociologia Renê Nascimento, um dos aprovados e membro da Comissão dos Aprovados.

O protesto, organizado pela Comissão dos Aprovados no Concurso da SEE-PE 2022, tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe). A concentração ocorreu por volta das 9h, na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central, de onde o grupo saiu em direção à sede do Governo.

No Palácio do Campo das Princesas, por volta das 10h50, representantes da comissão foram chamados para uma conversa. A expectativa é de que o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, receba os manifestantes.

De acordo com a organização do ato, com dados da Secretaria de Educação, a rede estadual de ensino trabalha com aproximadamente 17 mil professores em regime de contrato temporário.

“O concurso público é uma reivindicação permanente. O número de contratos temporários é muito alto, é uma burla à constituição. Eles que sustentam as escolas. É um investimento que não permanece da rede de educação. É uma irresponsabilidade. Uma série de questões que podem comprometer a qualidade social da educação”, afirmou a presidente do Sintepe, Ivete Caetano.

Fonte: Folha PE