O pagamento do seguro defeso foi um dos temas do programa Nossa Voz de hoje (9). De acordo com a secretária da Colônia de Pescadores de Pedrinhas Z-21, Maria Cristina Barbosa houve atraso e os pescadores enfrentam dificuldades.
“Esse ano demorou bastante porque a gente dá entrada no seguro defeso na nossa colônia dia 10 de novembro e tem pescadores que o sistema ainda não analisou, e quando analisa, com datas previstas para receber o pagamento, chega na Caixa Econômica e o pagamento não tem. Aí eles estão colocando mais 30 dias, 25 dias, depois da data a receber. O INSS diz que foi erro do sistema”, afirmou Maria.
Na bacia do Rio São Francisco, o período de defeso começou dia 1º de novembro de 2022 e vai até 28 de fevereiro de 2023. O objetivo é proteger o ciclo de reprodução de algumas espécies de peixe. Durante este período, os trabalhadores da pesca recebem o benefício de um salário mínimo.
São aproximadamente 300 pescadores cadastrados na Colônia de Pedrinhas. Maria acredita que a metade já recebeu o pagamento, mas muitos ainda aguardam o benefício. “A gente tá aguardando, tranquilizando esses pescadores, onde muitos passam por necessidade, pra receber por esse dinheiro que todo ano é garantido”.
Maria informou que vai participar de uma reunião amanhã em Caruaru para tratar do tema.
Home Banner Destaque “Esse ano demorou bastante”, afirma secretária da Colônia de Pescadores de Pedrinhas...