Carnaval: UPAE Petrolina dá dicas para aproveitar a folia sem esquecer da saúde

0

A folia de momo já está chegando, e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) traz dicas para que todo mundo possa aproveitar a festa sem esquecer da saúde.

Primeiro, e o mais importante: É bom lembrar que devido às aglomerações de pessoas, o carnaval é um ambiente propício para o aparecimento de algumas doenças, como é o caso das gripes e viroses. Entre o grupo de patologias também estão a mononucleose, popularmente conhecida como “doença do beijo”, as intoxicações alimentares, a leptospirose (devido às chuvas) e as IST ‘s (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

“Para tentar se prevenir o folião deve lavar bem as mãos, ter uma boa higiene bucal, evitar compartilhar objetos pessoais, e ter contato íntimo com responsabilidade”, orienta a enfermeira gerente do Núcleo de Educação Permanente da UPAE, Sara Araújo.
Segundo ponto: Vai cair na folia e quer evitar a ressaca? Não sabe o que comer antes, durante e depois da festa? Então, se liga nas dicas da nutricionista, Thayana Marinho.

De acordo com a profissional, antes de tudo é preciso fortalecer o sistema imunológico para aguentar os dias consecutivos de festa. Nos dias da folia é importante focar em alimentos que dão energia e aumentam a disposição, como saladas, frutas e carboidratos complexos, a exemplo da batata doce, macaxeira, pães integrais e aveia. Antioxidantes também são bem-vindos na dieta e podem ser encontrados em frutas e vegetais. “Antes de sair de casa uma dica prática é consumir castanha, pois ela é rica em lipídios e fornece muita energia”, destaca.

Durante a festa em si o mais importante mesmo é se hidratar. Para as pessoas que vão ficar fora o dia inteiro, Thayana aconselha carregar um lanchinho para não passar mal. Uma barra de cereal ou frutas práticas (banana, mexerica, maçã) são uma boa pedida.
Encerrada a festa, o bom mesmo é manter a alimentação equilibrada, bebendo muita água e apostando nos sucos de  frutas cítricas (laranja, limão, acerola, abacaxi) que aumentam a velocidade da circulação sanguínea e a eliminação das toxinas.

“Ao chegar da folia coma um sanduíche leve, tapioca ou raízes. Invista em um bom café da manhã, com suco, queijo, iogurtes, frutas e mel. Para fugir da ressaca, muita água, chá de gengibre ou hortelã, sucos variados e ovos”, recomenda.

“O bom mesmo é curtir a festa, sem esquecer da saúde. Existem regrinhas que são básicas e nunca saem de moda, como usar sempre camisinha; se beber, não dirija; não é não; e aproveitar com moderação. O carnaval vai embora, mas não pode levar a saúde. Então, é bom ficar esperto”, finaliza Sara.