A Câmara Municipal de Petrolina realizou, na manhã desta terça-feira (07), uma sessão solene de homenagem às mulheres. Representando as diversas contribuições para o desenvolvimento da nossa sociedade, cada membro do Legislativo apresentou duas homenageadas, totalizando 46 mulheres.
O momento festivo foi divido em duas etapas.
Na primeira parte, os presentes na Casa Plínio Amorim assistiram a três palestras desenvolvidas a partir do tema: “O caminho percorrido até aqui, bem como o ainda a percorrer no contexto da consolidação e valorização das Garantias e dos Direitos das Mulheres, todavia não apenas dentro das Políticas Públicas, mas também principalmente na revisão e construção de uma consciência coletiva sobre o papel da Mulher na Sociedade Moderna”.
A primeira a se pronunciar foi a Secretária Executiva de de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Petrolina, Bruna Ruane.
Na sequência, a socióloga e professora da Univasf, Juliana Tonche, falou sobre os altos índices de violência contra a mulher e as estratégias para combater e mudar este triste quadro.
A representante da União Brasileira de Mulheres, Socorro Lacerda, homenageou através de um histórico de conquistas, mulheres que avançaram na luta por garantia de direitos em Petrolina e falou sobre a importância do empoderamento feminino.
Organizadoras dessa sessão especial, as vereadoras Samara da Visão e Maria Elena, agradeceram a maciça presença de todos. Maria Elena chegou a se emocionar ao conduzir a solenidade, que mais um ano exalta o papel da mulher na sociedade petrolinense.
Samara da Visão falou sobre as homenageadas e destacou a importância de aumentar a representatividade das mulheres na política.
Por fim, a jornalista e produtora do Nossa Voz, Iara Bispo, falou sobre a importância dessa homenagem, estendendo-a a todas as mulheres.