Em entrevista ao Nossa Voz neste dia internacional da Mulher, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), listou os desafios que vem enfrentando na condução do Estado, mas sem perder de vista as promessas feitas em campanha que já começam a entrar em prática na sua gestão.
“O dia da mulher é um dia de celebração, mas é um dia, sobretudo, de reflexão. A gente vive num momento em Pernambuco de muito desassossego, temos um ambiente de pobreza, de fome, de miséria, somos vice-campeões de desemprego no Brasil, a região metropolitana com mais miseráveis de todo o Brasil e quem é mais afetado por isso são as mulheres. São elas que primeiro perdem o emprego, que não conseguem se recolocar no mercado de trabalho, são as mulheres que não tem as creches, tão sonhadas, para que possam deixar seus filhos cuidados para que possam sair para trabalhar. São essas mulheres que sustentam os lares onde há doentes, pessoas com deficiência. Então, ter um governo absolutamente voltado para permitir que políticas públicas estruturadoras para mulheres existam tem sido o foco do nosso trabalho desde que assumimos. Eu e Priscila, de maneira inédita no Brasil, uma dupla de mulheres liderando um Estado”.
Lamentando o aumento dos índices de criminalidade nas gestões anteriores, a governadora ressaltou a mais recente ação que promete reduzir os casos de violência contra a mulher em Pernambuco. “Abrimos as Delegacias da Mulher com pouco mais de 60 dias de governo, para que elas possam funcionar durante os finais de semana e durante a noite, todos os dias da semana. Então, as delegacias não fecham mais, funcionam 24h por dia, sete dias por semana, um investimento inicial da ordem de R$ 3 milhões, mas isso foi feito porque é prioridade para a nossa gestão, garantir que as mulheres vítimas de violência possam ser acolhidas da melhor maneira possível e acolher essas mulheres para impedir que elas permaneçam nesse ciclo de violência. E aí que está a necessidade de uma rede de proteção que permita ela quebrar esse ciclo, ter autonomia e independência”.
Num recado direto às pernambucanas, Raquel Lyra destacou o papel da mulher no processo de transformação social, renovando o compromisso de desenvolver políticas públicas de amparo, proteção e desenvolvimento econômico voltadas para as integrantes do gênero. “A você mulher, que nos ouve, mãe, avó, dona de casa, trabalhadora, tenha a certeza de que todos os dias a gente trabalha incansavelmente, como vocês, para mudar Pernambuco pra melhor. Vocês no anonimato e a gente aqui, liderando um governo que permita que as políticas de saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda, possam chegar na sua vida. E a tranquilidade de saber que vamos fazer isso por Pernambuco inteiro. Eu sou filha do interior, fui prefeita de Caruaru, conheço o nosso estado todo e nossas ações ultrapassarão as fronteiras da região metropolitana. Elas estão aqui na RMR, mas estarão também na Zona da Mata, nos Agrestes e nos Sertões do nosso Estado. Desde a garantia da maternidade a garantia da qualificação profissional e do microcrédito para que vocês possam trabalhar. Não é simples, fazer mudança não é fácil, sair do discurso para a prática ainda mais, mas estamos trabalhando para que isso possa acontecer no nosso governo todos os dias na vida de vocês”.