No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Saúde destaca a luta e conquistas das mulheres por uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, o município de Petrolina destaca os vários serviços e equipamentos exclusivos para a saúde feminina que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na cidade existem equipamentos que são fundamentais e voltados para a saúde feminina. O Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM) é um espaço composto por vários especialistas que cuidam da saúde da mulher, como ginecologistas, patologistas, ultrassonografistas e mastologistas. Lá é possível realizar diversos exames, como colposcopia, ultrassonografia transvaginal, biópsia, mamografia e inserção de DIU. O CRM leva uma atenção mais cuidadosa para esse público.
Já o Centro de Parto Normal (CPN) é um equipamento que faz parte de um dos momentos mais importante da vida da mulher, composto por um ambiente todo equipado e decorado com o intuito de proporcionar um serviço humanizado e o mais aconchegante na hora do parto. Em dois anos de funcionamento, a unidade já realizou mais de mil partos, tornando esse momento marcante na vida das mães e familiares.
Para as mulheres terem acesso a qualquer serviço oferecido pelo SUS, a porta de entrada é a Unidade Básica de Saúde, que também oferece vários tipos de atendimentos, como preventivo, inserção de DIU, orientações e planejamento familiar. A secretária executiva de Atenção a Saúde, Ana Carolina Freire, ressalta a importância desses serviços. “Temos muito orgulho em proporcionar equipamentos como esses para as mulheres da nossa cidade. É muito gratificante ver espaços que comprovam que a saúde da mulher está em primeiro lugar. Hoje é comemorado o nosso dia e, mais uma vez, destaco a importância e o compromisso do nosso prefeito Simão Durando em valorizar e enfatizar o cuidado com a saúde da mulher” destaca.