Após críticas da classe política por ter ignorado a indicação de aliados para compor o primeiro e o segundo escalão do secretariado do Governo de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tende a dar sinais de que irá, enfim, começar a adoçar a boca de siglas que dão sustentação à nova gestão. Foi publicada na edição deste sábado (11) do Diário Oficial do Estado a nomeação de Gabriel Cavalcante para o comando da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (Jucepe).
Apesar de ser um nome desconhecido no meio político, Gabriel Cavalcante foi assessor do ex-deputado federal Raul Henry, presidente do MDB em Pernambuco. Henry declarou voto em Raquel no segundo turno das eleições de 2022 e chegou a ter o nome ventilado pela deputada federal Iza Arruda (MDB) como “indicação natural” para ocupar uma pasta no secretariado da tucana, o que não se concretizou.
A nomeação de Gabriel Cavalcante se soma a de outras duas indicações políticas para órgãos estaduais – a cota do PP na gestão Raquel Lyra garantiu Ary Morais no Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), e Henrique Queiroz no Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe).
Diante dessas novas movimentações, cresce a expectativa pela chefia de órgãos importantes como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Consórcio Grande Recife.
(Diario de Pernambuco) (Foto: Janaina Pepeu-Secom)