Dia 24 de março é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, e com o objetivo de aumentar a conscientização sobre as consequências à saúde o Programa Municipal de Controle da Tuberculose, desenvolvido pela Secretaria de Saúde, realizou uma ação na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PEDEG). A atividade foi desenvolvida nessa quinta-feira (16) e contou com uma avaliação em pacientes com sintomas respiratórios.
Foram avaliados cerca de 30 pacientes da ala semi-aberta. Vale destacar que qualquer pessoa pode adoecer por tuberculose, embora alguns grupos populacionais, devido às suas condições de saúde e vida, possuem maior risco de adoecimento, como pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas que vivem em situação de rua, privados de liberdade, entre outros. Caso o paciente seja diagnosticado para a doença, é notificado e iniciado tratamento, que é fornecido gratuitamente no SUS.
“Aumentar o índice de detecção de casos de tuberculose é uma das estratégias para o controle da doença, a médio e longo prazo. Com o diagnóstico precoce, o paciente inicia imediatamente o tratamento, o que interrompe a cadeia de transmissão” destaca o diretor da Vigilância Epidemiológica, Acácio Andrade.
O que é a tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões, embora existam também as formas extrapulmonares (atingem outros órgãos do corpo). A transmissão ocorre por via aérea, ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir. O principal sintoma da tuberculose é a tosse, mas existem outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Na presença desses sintomas, é importante procurar a Unidade Básica de Saúde para ser avaliado por um profissional.