Prefeito Simão Durando estabelece decreto para humanização no atendimento da saúde básica em Petrolina

0

Com o objetivo de requalificar o atendimento e promover uma relação mais próxima entre pacientes e funcionários nas unidades municipais de saúde de Petrolina, o prefeito Simão Durando instituiu o decreto 029/2023 que determina a humanização desses serviços. O documento traz um conjunto de normativas para focar nas necessidades reais dos usuários, realizando o acolhimento, escuta qualificada, classificação de riscos, identificação das necessidades e intervenções de cuidados.

Para assegurar o cumprimento do decreto, todos os servidores da área da saúde da prefeitura passarão por treinamentos regulares para a realização de um atendimento empático e profissional. As capacitações já foram iniciadas com encontros na Secretaria de Saúde.

O decreto indica ainda as formas de condução dos profissionais de saúde: como tratar pessoas com civilidade, respeito e cortesia; exercer elo e dedicação as atribuições; urbanidade, utilização de linguagem simples e compreensível e prezar pela excelência no atendimento com tratamento humanizado. As normas ainda trazem como eixo de prioridade acessibilidade, igualdade no tratamento aos usuários e enfrentamento a qualquer tipo de discriminação.

De acordo com o prefeito Simão, essa estratégia tem como objetivo melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados. “Nossa equipe da saúde básica já presta um excelente serviço tanto no acolhimento quanto no rigor técnico. Esse conjunto de medidas busca melhorar ainda mais o atendimento, com um serviço mais próximo, empático, capaz de ouvir o paciente. Ao mesmo tempo atuaremos na infraestrutura e oferta de serviços com investimentos na reforma das unidades básicas, os mutirões de consultas e exames, a chegada de medicamentos e contratação de novos especialistas,”, concluiu.

Denúncia: os usuários dos serviços públicos de saúde poderão entrar em contato com a ouvidoria através do 156 ou presencial na sede da Secretaria de Saúde, na Av. Fernando Góes. Ainda é possível entrar em contato através do Informa Petrolina (WhatsApp) (87) 98809-1969 para reclamações, elogios e receber novas informações.