Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira em Petrolina

0

A Prefeitura de Petrolina vai iniciar, nessa quarta-feira (12), a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O imunizante que previne contra três tipos da doença, H1N1, H3N2 e Influenza B, estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, na zona urbana das 8h às 17h e na zona rural das 8h às 13h. Mais de 100 mil petrolinenses devem ser vacinados.  

A novidade é que este ano a imunização do público prioritário irá acontecer em uma única etapa, que tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal, todos os grupos serão atendidos de forma conjunta.  O público-alvo são crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais do sistema prisional, socioeducativo, população carcerária e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas. 

A campanha é para reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação. De acordo com a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, a vacina é o maior meio de prevenção da doença. “A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, sendo a imunização a forma mais eficaz de prevenção dessas complicações. Então, seguimos a orientação do prefeito Simão Durando, onde a prevenção é o melhor remédio e convocamos todos os grupos prioritários a se vacinarem” destaca.  

Para tomar a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão de vacina e cartão SUS ou CPF. No caso das crianças que não possuem RG, os pais podem apresentar a Certidão de Nascimento. Para os trabalhares da saúde, professores, profissionais das forças de segurança, salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário é necessário apresentar também um vínculo empregatício. Já para as pessoas que possuem comorbidades, um documento que comprove a patologia.