Nesta quarta-feira (12), um adolescente foi apreendido suspeito de portar uma arma branca dentro da sala de aula, na Escola Estadual de Referencia em Ensino Medio Dom Malan, localizada no centro do município de Petrolina (PE).
Segundo as informações, funcionários da instituição acionaram a Polícia Militar. A arma foi recolhida, e o adolescente foi encaminhado à Delegacia do município para a adoção das medidas cabíveis.
Conforme a Polícia Civil, o “adolescente informou que estava com medo dos ataques e por isso levou a faca para a escola, mas que a nunca teve intenção de ferir alguém” .
Após o depoimento o jovem foi liberado e entregue em seguida aos pais .
Pernambuco/ Canal Telefônico 19
O Governo de Pernambuco lançou o canal telefônico 197, exclusivo para emergências escolares, com o objetivo de garantir mais segurança para os estudantes das escolas do Estado. De acordo com as informações, as chamadas terão atendimento prioritário das forças de segurança, que se manterão em prontidão para continuar investigando qualquer tipo de ameaça.
A medida foi anunciada através das secretarias de Defesa Social (SDS) e de Educação e Esportes. Ainda segundo as informações, além das ações emergenciais, as secretarias trabalham na criação de um plano de segurança nas escolas, com videomonitoramento, reforço da patrulha escolar e criação de uma central de monitoramento a ser implementada em cada regional.
“O Sistema Estadual de Inteligência e Segurança Pública da SDS está em contato direto com o Ministério da Justiça, com a Polícia Federal, com a ABIN e com as empresas que operam redes sociais no Brasil, a fim de obter dados que auxiliem o trabalho de monitoramento e identificação de suspeitos de praticarem ameaças e atos semelhantes a terrorismo, e, posteriormente, o encaminhamento para as delegacias competentes”, informou a SDS-PE.
O órgão reforçou ainda que autores de postagens com ameaças estão sendo identificados pelos serviços de inteligência.