Com o objetivo de dialogar sobre a realização de ações efetivas para garantir a segurança nas escolas juazeirenses, a Prefeitura de Juazeiro promoveu nesta segunda-feira (17), uma reunião envolvendo representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, Policia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, APLB-Sindicato e Secretaria de Educação Estadual.
A Prefeita Suzana Ramos, mesmo se recuperando de um problema de saúde fez questão de participar da reunião por vídeo conferência, e enfatizou que a gestão municipal está empenhada e buscando desenvolver ações para garantir a segurança de todos que fazem a Educação em Juazeiro.
“A Guarda Civil Municipal já reforçou a presença do seu efetivo nas escolas e creches, estão orientando os funcionários das unidades educacionais, sobre normas de segurança e prevenção e também trabalhando no levantamento de informações e monitoramento de condutas suspeitas, tanto no campo físico, quanto virtual. Sabemos que além de todas essas ações ainda podemos junto com as autoridades de segurança fazer mais, é por isso que estamos aqui hoje, para dialogar e articular as melhores alternativas para que possamos imediatamente colocá-las em prática e aumentar a segurança nas escolas de Juazeiro”, enfatizou a prefeita Suzana Ramos.
Todos os representantes das forças de segurança e das entidades voltadas à educação foram unânimes ao expressar suas opiniões declarando o compromisso para buscar e desenvolver ações voltadas para a garantia da segurança não só da comunidade escolar mas de toda população. O chefe de gabinete, César Miller, destacou a importância do alinhamento de ações com todos os envolvidos no atual cenário.
“Saímos da reunião com a deliberação da criação de um Grupo de Trabalho para tratar exclusivamente do cenário da segurança nas escolas do município. Cada entidade aqui presente indicou dois componentes que vão integrar o Grupo que unido construirá um plano de ações para a realização do que for necessário”, explicou César Miller.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Wank Medrado, a gestão da prefeita Suzana Ramos está dando prioridade máxima a realização de ações que garantam a segurança nas escolas. “Sabemos que as famílias estão muito preocupadas, assim como todos nós. Foi por isso que convocamos a todos aqui presente, pois acreditamos que a participação de todos é extremamente importante, pois precisamos estabelecer parceria para uma atuação ostensiva, preventiva e também pedagógica. Ações precisam ser concretizados para coibir ou pelo menos dificultar ações como as que já aconteceram em outras cidades do país”, assinalou Wank Medrado.
Participaram da reunião: secretários e integrantes do governo; o vereador Anibal Araújo; o delegado de Polícia Federal, Wilix Gabriel; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Paulo o Comandante da RONDESP Norte, Major Robismarques Sátiro; a comandante da 73ª Companhia Independente de Polícia Militar, Major Ivana Ribeiro; o comandante da 74ª Companhia Independente de Polícia Militar Rural, Cristiano Roberto Almeida; o comandante da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar, Ederson Cirne; a comandante da 76ª Companhia Independente de Polícia Militar, Ana Paula Crusoé; o comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Militares da Bahia, Tenente Coronel Nelzito Coelho Filho; o presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil/Seção Bahia (APLB-BA), Gilmar Nery; do diretor do Núcleo Territorial de Educação do Território do Sertão do São Francisco (NTE 10), Regivaldo Alves, Guardas Civis Municipais e agentes de trânsito. (Ascom PMJ)