Gaturiano faz desafio sobre segurança nas escolas: “Prefeito, abra mão da sua segurança armada”

0

Na sessão desta quinta-feira (20), os vereadores voltaram a debater as questões relacionadas à segurança nas escolas de Petrolina. Motivados pela presença de mães e responsáveis pelos estudantes da nossa cidade, que fizeram uma manifestação cobrando ações efetivas de proteção e prevenção da violência nas unidades de ensino, eles cobraram providências tanto da Prefeitura Municipal quanto do governo do estado.

Mas o vereador Gaturiano foi além. Ele desafiou o prefeito Simão Durando a abrir mão da sua escolta armada em prol do policiamento das escolas do município. “Os vereadores vem cobrar da governadora e poucos cobram do prefeito. Dizem que ele é sensível, mas a quê? Porque não convoca os aprovados do concurso da Guarda Municipal para cuidar das nossas crianças, uma vez que elas estão desprotegidas. Mas o prefeito Simão Durando anda com sua segurança armada 24h. E aqui quero fazer um desafio ao prefeito: Abra mão da sua segurança armada. O que nós queremos, na verdade, é o que da mesma forma que o senhor merece, de andar com sua segurança armada, as nossas crianças também merecem. Merecem ter essa segurança armada nas escolas”.

O vereador Gilmar Santos cobrou políticas públicas que possam, não apenas assegurar o policiamento nas escolas, mas ações preventivas da violência e acompanhamento psicológico nas unidades de ensino. “O problemas das escolas faz parte desse fenômeno, social, cultural, dessa sociedade que precisa compreender que é preciso exigir do poder público medidas preventivas. Seja investindo em cultura, esportes, lazer, saneamento básico, mas nos casos específicos, nós temos a Lei de 2019, nº 13.934, que obriga todos os municípios a colocarem nas escolas, psicólogos e assistente social para que articulem o ambiente escolar para esta cultura de paz e acompanhar as crianças que estejam, em algumas medida, afetadas em suas saúdes mentais”.

O vereador e líder do governo Diogo Hoffmann, no entanto, reconheceu a importância das políticas de promoção da paz, mas cobrou atitude do governo do estado para reforço dos policiamento das escolas. “Precisamos destacar que o reforço da Guarda Municipal é sim importante, eu tenho sido um daqueles que têm defendido a nomeação dos meninos e meninas da Guarda Municipal que fizeram o curso de formação, estão capacitados para tanto, mas não podemos entrar neste discurso e esquecer que segurança pública é responsabilidade do estado, está escrito na nossa Constituição Federal. Então, da mesma forma que o governador de Santa Catarina mandou um projeto para a Assembleia Legislativa de lá e os deputados aprovaram segurança e policiais nas escolas, nós pedimos e fazemos um apelo à nossa governadora Raquel Lyra, para que ela coloque os policiais nas escolas”.

197

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) anunciou, no último dia 11 de abril, um canal telefônico criado exclusivamente para emergências escolares. O número é 197 está disponível para uso de pais, professores, alunos e gestores educacionais.

Segundo a SDS, as chamadas terão prioridade na ordem de atendimento. As denúncias de ameaças já levadas à polícia estão sob investigação, além disso, há um trabalho amplo de monitoramento nas redes sociais, um dos meios por onde as ameaças foram disseminadas acontecendo.