Petrolina tem um novo secretário executivo de Segurança Pública. O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Luiz Cláudio Santana Pimentel, 48 anos, natural do Recife, foi anunciado pelo prefeito Simão Durando, nesta sexta-feira (28). Ele assume o lugar do coronel Marcondes Inácio da Silva.
O novo secretário executivo de Segurança Publica é bacharel em Direito, com pós-graduação em Gestão de Emergências e Desastres. Acumula também especialização em Gestão de Negócios com Foco em Competências Comportamentais, pela Business Behavior Institute of Chicago, entre outras capacitações. Luiz Claudio tem experiência vasta na área de segurança pública. Desde 1992 integra a corporação do Corpo de Bombeiros. Foi chefe do Centro de Assistência Social do Corpo de Bombeiros de 1999 a 2001; Comandante do 4⁰ Grupamento de Bombeiros, em Petrolina, de 2004 a 2016; Comandante do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-hospitalar, no Recife, de 2016 a 2017 e até o ano passado comandou a Diretoria Integrada do Interior 2, em Petrolina.
O novo secretário ficará responsável por assessorar o gestor executivo nas propostas de planejamento e execução de ações de segurança pública e defesa civil do município, coordenando também o trabalho da Guarda Civil Municipal. “Primeiramente, registro o agradecimento ao coronel Marcondes pela dedicação à frente da pasta. Ele honrou a função e mostrou enorme comprometimento com a segurança de nossa cidade. Agora, teremos o coronel Luiz Cláudio com essa grande responsabilidade. Já conversei sobre a importância desse trabalho, seja coordenando a Defesa Civil, ajudando na proteção em nossas escolas ou no relacionamento com as demais forças de segurança, esse tema é vital para nossa gestão. Tenho certeza que ele está pronto para dar continuidade a nossa política municipal de segurança pública”, destacou o prefeito.
Também foi definido um novo corregedor da Guarda Civil de Petrolina. Pedro Patriota, 41 anos, assume a função. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, pós-graduado em Direito Empresarial. Advogado há 18 anos, foi funcionário do Banco do Nordeste e advogado do Patronato Penitenciário – Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco.
Foto: Erlan Alexandre