O novo chefe da Unidade Avançada do Incra em Pernambuco, Edilson Barbosa de Lima, tomará posse nesta quarta-feira (03), às 9h, na Sede da Unidade Avançada Especial do Sertão, em Petrolina. Para a cerimônia foram convidados os prefeitos e vereadores dos 28 municípios que a Unidade Avançada atua, assim como, os movimentos sociais e os beneficiários dos assentamentos.
Edilson é assentado há 30 anos, é casado há 22 anos e tem quatro filhos. Agricultor familiar, filho de um agricultor e de uma sindicalista, é nascido e criado em Gravatá, quando em 1996 se mudou para Caruaru, onde assentado no assentamento Normandia. Edilson Barbosa foi nomeado através da Portaria de Pessoal da Presidência do Incra nº 198 , de 17 de abril deste ano, publicada no Diário Oficial da União no dia 24 do mesmo mês.
O Incra
A Autarquia é responsável, sobretudo, pela aplicação das políticas públicas do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e pela governança da malha fundiária no estado. O PNRA não apenas adquire áreas e assenta famílias em lotes de reforma agrária, mas também promove a aplicação de uma série de créditos, incluindo fomentos voltados para a mulher, para o semiárido e para a construção de habitações rurais, auxiliando no desenvolvimento econômico e na dignidade dos beneficiários. O Incra também ajuda no desenvolvimento pessoal e social das famílias através da educação do campo. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) tem levado educação em todos os níveis, desde alfabetização até a especialização, para várias famílias beneficiárias. O Incra também é responsável por certificar o georreferenciamento de imóveis rurais e pelo Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), imprescindíveis nas negociações de áreas particulares. Outra atribuição voltada a governança fundiária, essa mais voltada ao social, a uma reparação histórica, é a delimitação e demarcação de territórios de remanescentes dos quilombos.Endereço: Avenida da Integração, 412 – Jardim Colonial, Pterolina/PE.