A Compesa identificou ontem (16) vários pontos de obstrução na rede coletora de esgoto da Orla de Petrolina, após vistoria realizada na área, em atendimento a situação mostrada nas redes sociais. A grande quantidade de gordura encontrada na rede coletora, decorrente do lançamento indevido desse material, foi a causa do extravasamento de esgoto reclamado por moradores e pelos próprios comerciantes da área.
Ao constatar a gravidade da situação, os técnicos da Compesa atuaram de imediato nos serviços de desobstrução, solucionando a questão. O excesso de gordura na tubulação proveniente do lançamento inadequado no equipamento de esgoto e mau uso do sistema, a exemplo da realização de serviço de manutenção periódica (limpeza das caixas de gordura), responsabilidade de prédios, residências e estabelecimentos comerciais, tem causado sérios prejuízos à Compesa e à população. Também está previsto em lei que a instalação e manutenção das caixas de gordura é de responsabilidade dos estabelecimentos comerciais e o descumprimento pode acarretar em medidas legais aplicadas contra os empreendimentos pelos órgãos competentes.
A iniciativa, irregular, prejudica o bom funcionamento do sistema de esgoto, muitas vezes, provocando danos aos equipamentos de esgoto ou necessidade de realização de obra para resolver e eliminar o extravasamento de esgoto na via após o entupimento das tubulações.
A Compesa alerta que a falta de limpeza das caixas de gordura é uma das principais causas de extravasamentos de esgoto. O resultado disso, a população sente no seu cotidiano, situações que geram desconforto para todos.