Durante a sessão desta quinta-feira (18), o vereador Manoel da Acosap se pronunciou sobre a fala do vereador Ronaldo Silva, que afirmou na semana passada, que os agentes comunitários de saúde (ACS) de Petrolina “ficam comendo a boia do povo, de casa em casa, tomando café e batendo papo”. A declaração do parlamentar foi feita na semana passada, durante a visita da diretora do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE) Daniele Bezerra.
Na ocasião, Silva fez um comparativo da luta dos ACS pelo piso, mas pesou a mão ao afirmar que o agente de saúde “não fazia nem a metade” do que o profissional de enfermagem faz.
O posicionamento gerou notas de repúdio de diversas associações que representam os ACS em diversos estados e municípios brasileiros. Entretanto, não houve uma manifestação da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina (ACOSAP). O presidente da entidade, o vereador Manoel da Acosap, explicou que não repudiou a fala do colega por reconhecer as ações positivas feitas por Ronaldo Silva em prol da categoria.
“Eu tenho orgulho de ser agente comunitário de saúde, profissional que faz um trabalho muito importante e brilhante para a comunidade. Vereador Ronaldo Silva, eu tenho consideração a vossa excelência, eu não me acovardei. Fui pressionado pela minha categoria porque o brasil todo fez nota de repúdio para vossa excelência e a Acosap não fez e nem vai fazer. Vossa excelência já fez aqui muitos discursos a nosso favor e eu tenho coração, não vou lhe condenar por um discurso infeliz que vossa excelência fez. Vou pensar no seu lado bom”, afirmou, aconselhando Ronaldo a se retratar com a categoria.
E assim Ronaldo fez, deixando claro que apenas brincava com Manoel da Acosap, mas errou ao falar no plural e generalizar. Silva destacou que sempre votou a favor dos agentes de saúde e pediu desculpas pela fala infeliz. “Jamais passou pela minha cabeça menosprezar ninguém, nem o agente de saúde, nem o gari, qualquer profissional que seja. Quem me conhece sabe quem eu sou, se é pedra é pedra, se é água é água. Eu não arrego não. Agora, pedir desculpas e reconhecer o erro, isso também não vai tirar nada de mim, porque o povo de Petrolina sabe do meu trabalho, sabe do que eu faço dentro dessa cidade nesses três mandatos. Nada desabona a minha conduta”.
Por fim, o presidente da Casa Plínio Amorim, Aero Cruz, parabenizou os vereadores Manoel da Acosap pelo gesto e Ronaldo Silva por reconhecer o erro. Ele também mandou recado para os presidentes de associações que aproveitaram o momento, usando a nota de repúdio, para fingir que trabalham pelos agentes de saúde.
“Nós não podemos aceitar, quem não conhece a nossa história, não conhece o nosso trabalho, pedindo nota de repúdio para esta casa, pedir nota de repúdio por um deslize de fala de um vereador. Por isso, reconheço o trabalho de vossa excelência, Manoel da Acosap, porque conheço de perto. Reconheço o trabalho de Ilda Angélica (Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias), que roda todo o Brasil, defendendo a categoria que conseguiu emendar a Constituição Federal três vezes. E esta Casa nunca faltou aos agentes de saúde. Eu vi alguns vídeos e percebi que tem gente ali aproveitando a oportunidade, querendo fazer média com nota de repúdio e não aceito esse tipo”.