Professores de Petrolina são selecionados para participar do projeto Câmera Mirim em Brasília

0

A Educação de Petrolina vive seu melhor momento, com uma série de boas notícias que colocam a Rede Municipal de Ensino sempre em evidência. Desta vez, o destaque vai para os professores de Língua Portuguesa, Rafaela Cristina Barbosa e José Eduardo Moreira, que fazem parte do Programa Ensina Brasil e que atuam nas Escolas Municipais Santa Terezinha, no Dom Avelar, e Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano. Os docentes foram selecionados, entre as dezenas de redações inscritas nacionalmente, para ir a Brasília com suas turmas e participar da 18ª edição do programa Câmara Mirim, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, na Câmera de Deputados, em Brasília.

A redação teve como tema: “Como a educação para a democracia pode colaborar para que atos violentos como os de 8 de janeiro não aconteçam mais?”. O programa Câmara Mirim é promovido pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados e visa incentivar a participação política e cidadã de crianças e adolescentes do 6° ao 9° dos anos finais do Ensino Fundamental, de todo o Brasil, proporcionando-lhes a oportunidade de elaborar projetos de lei e discuti-los em um ambiente simulado do Congresso Nacional.

O próximo passo agora é os professores selecionados prepararem seus estudantes, para as atividades do Câmara Mirim, que correspondem a desenvolver as atividades propostas na Cartilha do projeto; incentivá-los a elaborar e enviar projetos de lei; discutir com a turma os três projetos de lei selecionados para serem apreciados na edição 2023 e preparar os discentes para um debate construtivo e respeitoso de ideias, salientando que não se trata de competição entre projetos de lei, mas da construção coletiva de propostas que possam melhorar o país, conforme o regulamento do programa.

Muito feliz com o resultado, a educadora selecionada para participar do programa, Rafaela Barbosa, falou sobre a importância do projeto. “Muitas vezes palavras como democracia, projeto de lei, e até mesmo cidadania podem soar um pouco ‘distante’ da realidade de alguns alunos. Um projeto como o Câmara Mirim vem para diminuir essa distância, seja através de explicações mais acessíveis de alguns termos relativamente complicados para os estudantes, ou através dos encontros e formações previstos para serem realizados com os alunos selecionados. Com o projeto, os alunos da rede de Petrolina tem a chance de desenvolver um sentimento de familiaridade com algo que já nos diz respeito todos os dias: o papel político que cada um de nós temos em sociedade”, explicou Rafaela.