Após quatro anos sem uma edição presencial, o Semiárido Show está de volta com uma programação com capacitações, abordando diversas temáticas relacionadas à convivência com o Semiárido. Realizado pela Embrapa, o evento é uma das maiores feiras de inovação tecnológica para a agricultura familiar da região e será realizado entre os dias 1º e 4 de agosto, em Petrolina, Pernambuco.
Durante os quatro dias de evento, o público terá a oportunidade de participar gratuitamente de cerca de 10 seminários, 50 palestras, oficinas e dias de campo. As capacitações serão ministradas por pesquisadores e técnicos da Embrapa, bem como por representantes de diversas instituições parceiras. As inscrições serão feitas no local.
O evento traz tecnologias específicas para a agricultura familiar, adaptadas aos desafios e oportunidades do Semiárido, e reúne parcerias de longa data ao longo dos 20 anos da feira. Essas parcerias envolvem a sociedade civil, universidades, institutos de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e diferentes unidades de pesquisa da Embrapa, conforme destaca a chefe-geral da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora Coêlho de Lima.
As palestras, com duração de uma hora cada, abordarão temas relacionados à produção de caprinos, ovinos e bovinos, incluindo manejo, doenças, alternativas forrageiras e sistemas integrados. Outros assuntos a serem abordados incluem criação de abelhas nativas, cultivos alimentares, tecnologias para o aproveitamento de água, conservação de solo, irrigação de baixo custo, saneamento básico rural, compostagem orgânica, entre outros.
Os seminários serão realizados durante um turno (manhã ou tarde), permitindo que os participantes tenham a oportunidade de visitar outros espaços da feira em um segundo turno. Entre os temas abordados nos seminários estão a bioeconomia na Caatinga, sistemas integrados sustentáveis no Semiárido, energias renováveis, preservação e uso sustentável do bioma, e recuperação de áreas degradadas. Os seminários também servirão como espaço para a discussão de programas institucionais, políticas públicas e o papel das instituições públicas e parcerias com o setor privado no campo da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do Semiárido.
A feira também apresenta o Espaço dos Sabores, uma estrutura dedicada a oficinas culinárias e processamento de produtos. Serão oferecidos preparos como hambúrguer de carne de carneiro com fibra de caju, kafta de carneiro e queijo de coalho com geleia de maracujá-da-caatinga, jujubas de frutas, iogurte tipo Sundae com frutas nativas e o preparo do doce umbunoff.
Uma das novidades desta edição é a inclusão de uma programação de cursos virtuais disponibilizados através da Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa, conhecida como e-Campo. Os cursos abordam temas relacionados à produção no Semiárido, como forrageiras, sanidade animal, apicultura, reuso de águas cinzas, entre outros. Essa iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao conhecimento, permitindo a participação de um público ainda maior, proveniente de qualquer localidade do Brasil e do mundo.
Além das atividades de capacitação, o evento também conta com vitrines tecnológicas e Unidades Demonstrativas em campo, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer tecnologias e práticas inovadoras. Além disso, serão montados estandes institucionais e de parceiros, bem como o espaço ‘Vila da Economia Solidária’, que será destinado à exposição de empreendimentos regionais.
A feira Semiárido Show é realizada pela Embrapa a cada dois anos, com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar, uma das principais atividades produtivas da região. O evento apresenta mais de 100 tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária, abordando temas estratégicos para a convivência produtiva no Semiárido brasileiro. Em 2023, em sua 10ª edição, o tema escolhido é “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento”, destacando o papel da pesquisa científica na consolidação da agropecuária dependente de chuva. A feira faz parte da programação especial de comemoração dos 50 anos da Embrapa.
A sede do evento é na Embrapa Semiárido, localizada em Petrolina-PE, em uma área de 20 hectares. A participação é aberta a todos os públicos, incluindo produtores, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes, comunidade científica, gestores, formuladores de políticas públicas e demais interessados. A feira conta com diversas parcerias, envolvendo instituições de ensino, pesquisa, extensão rural, órgãos públicos e empresas privadas. Até o momento, conta com o patrocínio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre outros.
Confira a programação completa neste link.