Nessa sexta-feira (23), véspera de feriado de São João, a tradicional feijoada servida no Restaurante Popular de Petrolina deu lugar ao prato nordestino e junino chamado ‘pintado’, também conhecido como mungunzá salgado. Os usuários receberam de sobremesa, além da fruta, paçoca doce.
Além do cardápio diferente, quem almoçou no local teve a oportunidade de conhecer as propriedades e os benefícios do milho e do amendoim, alimentos típicos desse período junino. A explanação foi feita pela equipe de nutricionistas do Restaurante, junto com as estagiárias do curso de Nutrição da UPE.
A nutricionista, Ionara Barbosa, explica que esses alimentos foram utilizados no cardápio do dia por serem ricos em nutrientes. “Esses dois alimentos além de fazerem parte da nossa cultura nordestina, possuem muitas propriedades nutritivas. O amendoim é fonte de ômega 3, ajuda na saciedade e no fortalecimento dos ossos. Já o milho fortalece o sistema imunológico porque é rico em vitaminas A e B e também ajuda ao sistema digestivo, pois tem muita fibra”, explica.
Gabriel Ribeiro dos Santos Silva, 19 anos, assistiu à explicação atentamente e aprovou a iniciativa. “Eu achei muito interessante, explicaram os benefícios dos alimentos, falaram sobre a diferença dos alimentos naturais, processados e ultraprocessados. Elas explicaram de uma forma muito didática”.
De acordo com a secretária executiva de Segurança Alimentar, Rúbia Medeiros, o objetivo é promover mensalmente ações para orientar as pessoas a terem uma alimentação mais saudável. “Conforme orientação do prefeito Simão Durando, além de servir um cardápio balanceado e com comida de qualidade, nossa equipe do Restaurante Popular tem orientado as pessoas para que repliquem a alimentação saudável também em suas casas”.
Mantido pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), o Restaurante Popular fica localizado na Rua Januário Alves, S/Nº, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30 (almoço) e das 16h às 17h30 (sopa). O almoço custa apenas R$ 1,50 e a sopa R$ 0,50.
(Irislane Pacheco – SEDESDH)