São Pedro fecha programação junina em Cabrobó, que contará com eventos importantes no mês seguinte

0

Para fechar a programação junina com chave de ouro, a Prefeitura de Cabrobó realiza, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), os festejos de São Pedro. A escolha das datas visou sair do circuito junino de cidades vizinhas, criando um atrativo que se consolida como uma tradição na cidade. Em entrevista ao Nossa Voz de hoje (28), o prefeito Galego de Nanai, detalhou o processo de idealização do evento.

“Quando nós assumimos, fizemos uma aposta em realizar as Festas de São Pedro. Sabemos que temos um São João muito forte em Petrolina, Araripina e Salgueiro, fizemos a opção de puxar as nossas festividades para o São Pedro, como uma forma também de ter a atenção regional para Cabrobó. Usamos até o slogan “Se o São João foi pelo mundo, o São Pedro é em Cabrobó”, relatou.
 
Mas o São Pedro não é a única programação realizada na cidade. “A gente fecha o nosso ciclo de festejos juninos nos dias 29 e 30 e eles começaram no mês de maio com a tradicional Festa do Murici Velho e depois passamos para a sequência do mês de junho com o Forró do Mercadão, Forró do Ceasa, as escolas, São João nos Bairros, Concurso de Quadrilha, que aconteceu no último final de semana com a participação de 13 quadrilhas de toda a região, com R$ 20 mil em premiação e encerraremos agora nos dias 29 e 30 com o nosso tradicional – está se tornando a nossa tradição – o São Pedro, em Cabrobó”.

Além da promoção do lazer e celebração da cultura local, os festejos trazem um incremento à economia local. “As festividades terminam tendo dois fatores muito importantes. Primeiro é o fator do acesso à cultura e ao lazer das classes menos favorecidas que não tem condições de participar de festas privadas ou de ter gastos significativos se deslocando para outras cidades, como é o caso de Petrolina. E também o fator econômico do giro da economia que a gente acaba tendo com as festividades. As lojas de roupas, calçados, o ambulante, o comerciante, o posto de gasolina, a rede de hotelaria, todos faturam e a gente tem um giro muito forte dentro da economia de uma cidade quando a gente promove eventos culturais como esse”.

Programação

Com atrações renomadas, as festas realizadas nos dias 29 e 30 vão agitar a cidade e já promoveram, inclusive, um debate inusitado entre os entusiastas da programação. “A gente fez uma opção de fazer um evento mais voltado para a tradição do Forró. No dia 29 teremos as atrações locais e fizemos um São Pedro das antigas, com Kátia de Tróia e Noda da Caju. Assim, a gente acredita que aposta num público com idade mais avançada. Houve até uma discussão nas redes sociais e foi muito engraçado ver uma pessoa defendendo que não seria um evento da geração Tik Tok e do forró”.

Conectado às expectativas da população, Galego de Nanai relatou que a escolha das atrações também visou a diversidade geracional. “É bom ver esses debates porque isso mostra que temos que fazer festas para agradar a vários públicos. Nem sempre conseguimos agradar a todos, mas é importante, teremos Kátia de Tróia, Noda de Caju com uma pegada mais das antigas e no dia 30 teremos Guilherme Ferri, que está estourando nas plataformas, com uma pegada mais voltada para a juventude e Arreio de Ouro com Buscapé, também dando uma atenção para o pessoal da vaqueirama, os vaqueiros que gostam”.

O prefeito ainda reforçou a valorização da prata da casa no evento. “Teremos as atrações locais, Tainara Aquino, Del Cantor, DS Estilizado, Job Santana,  Rafael Vaqueiro, vamos prestigiar a prata da casa, temos sempre essa sensibilidade e essa atenção aos artistas locais. E encerramos no dia 30 com essa programação”.

Eventos em julho

Galego de Nanai revelou ainda que o encerramento do São Pedro não marcará o fim das festividades. “Cabrobó é uma cidade que tem investido muito na cultura. E estendendo-se durante o pós-São Pedro, teremos ainda nos dias 08 e 09 uma importante etapa do Circuito do Vaqueiro com a pega de boi do Barro Branco, com a organização do nosso amigo Assis, e no dia 10 realizaremos o nosso grande Festival da Juventude. Foi um pedido muito forte da população que a gente levasse o cantor Nadson, o Ferinha. Acho que será a primeira cidade da região onde ele vai tocar para o público de forma gratuita. Então, teremos Nanara Belo fazendo a abertura  e Nadson, o Ferinha tocando dia 10 de julho. Estão todos convidados também para participarem”.