Em mais uma agenda comemorativa aos 145 anos de Juazeiro, celebrado no dia 15 de julho, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte), lançou na noite desta quinta-feira (13), o Curso de Alfabetização e Letramento Digital voltado para crianças e adolescentes e adultos. A solenidade de lançamento aconteceu na Praça Alan Cleber Souza Dantas, conhecida como Praça CEU, localizada na Rua Paraíso, bairro Tabuleiro.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Sérgio Fernandes, o curso que tem como objetivo promover a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, é também a realização de um sonho da comunidade do Tabuleiro. “Queremos proporcionar às pessoas a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades no mundo digital. A alfabetização e o letramento digital são fundamentais nos dias de hoje. Estamos felizes em poder entregar essa iniciativa que atenderá mais de oitenta jovens e adolescentes, e com a possibilidade de estender o programa para os idosos”, afirmou o secretário.
Reginaldo Medrado, coordenador geral do Núcleo de Tecnologia Municipal, ressaltou a importância da iniciativa para o bairro. “Os cursos serão realizados nos meses de setembro, outubro e novembro, com carga horária total de quarenta horas. O primeiro curso a ser ministrado será o de alfabetização e cultura digital, com duas turmas pela manhã, três à tarde e duas à noite. Em breve teremos demais turmas dos cursos de robótica aplicada e mídias eletrônicas”, disse o coordenador.
O curso
Destinado a crianças, adolescentes e adultos, o curso visa proporcionar o aprendizado básico de informática, manuseio de computadores, criação de vídeos e acesso à internet. As aulas serão ministradas nos três turnos: manhã, tarde e noite, a fim de atender às necessidades dos participantes. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas na Praça Alan Cleber Souza Dantas, das 8h às 17h. Os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço no ato da inscrição.
Parceria
A iniciativa é uma parceria entre a Seculte, as Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), de Educação e Juventude (Seduc), o grupo gestor da Praça CEU e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Essa união de esforços demonstra o compromisso das instituições em promover a inclusão social e a formação cidadã por meio da alfabetização e letramento digital.
Participaram ainda do evento a vereadora Neguinha da Santa Casa, funcionários das secretarias municipais envolvidas, representantes do Grupo Gestor da Praça, comunidade e sociedade civil.
Fonte: Ascom PMJ