Com o tema “Ciência e Tecnologia Promovendo o Desenvolvimento” 10ª edição do Semiárido Show volta a ser presencial

0

O Semiárido Show, um evento de grande relevância na região, está de volta em 2023 em formato presencial. Com uma programação diversificada e repleta de atrações, o evento tem como objetivo principal promover o desenvolvimento por meio da ciência e tecnologia. Durante os quatro dias de evento, serão realizados seminários, palestras, oficinas, encontros e workshops, buscando atender tanto os produtores quanto os técnicos que trabalham diretamente com assistência aos agricultores familiares. 

O Nossa Voz recebeu hoje a Maria Auxiliadora, chefe geral da Embrapa Semiárido, para falar sobre o evento. Um dos principais temas abordados é o uso de tecnologias que permitem a convivência com a seca.

“O tema principal do evento esse ano é Ciência e Tecnologia promovendo o desenvolvimento, com esse tema a gente reúne uma série de outros elementos que estão associados. Então temos as tecnologias de convivência com a seca que são tratadas de maneira muito forte. É um elemento sempre muito marcante do semiárido show, o que  evoluíram nesses quatro anos principalmente aquelas tecnologias asseguradas a segurança hídrica associadas à segurança.”, destacou Auxiliadora

Segundo ela essas tecnologias evoluíram significativamente nos últimos anos, garantindo segurança hídrica e associando-se à segurança alimentar das populações do semiárido brasileiro. Além disso, também serão discutidos os genótipos, cultivares e espécies que promovem a resiliência e a resistência a secas, mantendo níveis adequados de produtividade.

O evento também contempla ações e iniciativas específicas tanto para os produtores quanto para técnicos, permitindo uma escolha diversificada de atividades. A presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério do Desenvolvimento Social, do Ministério da Agricultura, autoridades regionais, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste e de universidades enriquece ainda mais o evento.

Para garantir a participação dos produtores de diversas regiões, o evento conta com o apoio de prefeituras de vários municípios, garantindo que caravanas de diferentes estados do semiárido brasileiro sejam contempladas. A distância geográfica, muitas vezes um obstáculo para a participação, é minimizada através desse esforço de articulação.

“Essa foi uma característica do semiárido show desde a primeira edição, como nosso público-alvo são esses produtores rurais, agricultores familiares. A gente precisa atrair esse público e como semiárido é muito grande. Sabemos que às vezes a distância  pode limitar, mas temos um contatos e articulação com prefeituras de vários municípios,  dos Estados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí. Então praticamente todos os os estados semiárido eles estarão contemplados por meio de caravanas de municípios recebendo produtores com diferentes interesses inclusive na programação do semiárido do show”, ressaltou. 

Uma novidade deste ano é a modalidade online, que permite que o processo de capacitação não se limite apenas ao ambiente físico do evento. Haverá uma vitrine de capacitação online, que disponibilizará cursos e atividades para aqueles que não puderam participar presencialmente. Essa plataforma estará disponível por um mês, ampliando as oportunidades de aprendizado e acesso às informações.

“Esses cursos foram direcionados para uma plataforma que a Embrapa já dispõe e nesse período nós teremos os cursos disponíveis durante um mês. As pessoas não se restringiram em relação aos cursos durante os quatro dias, elas poderão fazer isso durante um mês inteiro, inclusive participar de mais cursos de forma online acessando pelo próprio celular muito bem.”

O Semiárido Show também apresenta uma área específica de campo, onde são demonstradas tecnologias fixas, como estruturas de captação e uso de água de chuva, assim como culturas e espécies adaptadas ao clima do semiárido brasileiro. Além disso, estandes e auditórios estão disponíveis para palestras, seminários e outras atividades. As inscrições podme ser feitas pelo site da Embrapa.