Depois de dois meses em elaboração, o Programa Juazeiro 4.0+, que conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), foi lançado na tarde desta sexta-feira (21), no Espaço Colaborar da Adeap.
O evento contou com a participação da prefeita Suzana Ramos, que destacou a importância da iniciativa. ”Não podemos trabalhar com gestão pública sem investir em inovação tecnológica, esta é mais uma iniciativa com garantia de sucesso e que nos dá a certeza de estarmos avançando no desenvolvimento de Juazeiro. Parabéns a todos os envolvidos, o Programa Juazeiro 4.0+ será uma das prioridades da nossa gestão”, ressaltou a prefeita Suzana.
O lançamento foi prestigiado por 35 possíveis parceiros e apoiadores do programa de inovação tecnológica, como empresários, representantes de startups, órgãos de pesquisa, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); de fomento, como Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Banco do Nordeste, além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Juazeiro, entre outros.
A apresentação do programa foi conduzida pelos quatro idealizadores, Deranor Gomes, do Colegiado de Administração Univasf e Severino Gomes, diretor da Unidade de Projetos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Campus Juazeiro , Eugênio Marques da empresa SYSVALE, uma startup de tecnologia voltada para o segmento da saúde, e o secretário da Adeap, Carlos Neiva que abriu o evento.
“Estou muito feliz com o sucesso e o prestígio desse lançamento, o tema é bastante oportuno, porque existe uma demanda latente por inovação, integração e sustentabilidade e o projeto vem para atender essa demanda. A inteligência é coletiva e quando a gente consegue unir tantos atores importantes tudo flui positivamente. Acredito no sucesso do Juazeiro 4.0+ não só na geração de soluções, mas também de emprego, ocupação e renda”, comemorou Carlos Neiva.
O empresário da Sysvale, Eugênio Marques, que trouxe sua experiência na startup explica a importância do momento e o que pode representar para Juazeiro. “Gostaria de parabenizar a prefeita Suzana Ramos e o secretário Carlos Neiva pelo investimento em inovação. A criação do Juazeiro 4.0+ é uma verdadeira demonstração de que o objetivo é criar soluções e resolver problemas da nossa sociedade.
Modelo de inovação brasileiro
Em sua apresentação, o professor Severino Gomes falou da adoção de “sêxtuplas hélices” de inovação, um modelo teórico, genuinamente brasileiro, que busca explicar como diferentes atores sociais interagem para promover o desenvolvimento sustentável. Segundo o modelo, as seis hélices são: governo, universidade, empresa, sociedade civil, meio ambiente e cultura. “Cada uma dessas hélices tem um papel específico na geração, difusão e aplicação do conhecimento, bem como na criação de valor econômico, social e ambiental. Nós temos todas essas hélices representadas aqui no nosso ecossistema local” explicou o professor Severino.
Etapas do Programa
A partir do próximo mês, o Juazeiro 4.0+ entra na fase da realização de workshops voltados para a cadeia produtiva. Também estão previstas ao longo da preparação, visitas técnicas, eventos, palestras, reuniões institucionais, pesquisas e o mais importante, segundo o professor Deranor Gomes: aprovação do Marco Legal da Inovação pela Câmara Municipal. “O Marco Legal de Inovação Tecnológica é um conjunto de normas que visa estimular a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação. Nós estamos trabalhando para transformar Juazeiro numa cidade 4.0, inteligente, digital, inclusiva e verde. Nós estamos pensando em tecnologia sem esquecermos da sustentabilidade”, afirmou o professor Deranor Gomes.
Fonte: Ascom Adeap/PMJ