A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou na última sexta-feira e sábado, dias 21 e 22, mais uma etapa importante dentro do processo de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar: a capacitação dos candidatos inscritos e selecionados para a prova objetiva que acontece no próximo sábado, dia 29 de julho.
Ao todo, 20 candidatos aptos a participar do processo receberam a capacitação, que teve como tema os Direitos da Criança e do Adolescente e o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. “O Processo de escolha dos novos conselheiros é formado por várias etapas, e a formação para Conselheiro Tutelar é uma das mais importantes, porque tem o objetivo de nivelar conhecimentos entre os pré-candidatos inscritos no processo, acerca das contribuições e responsabilidades do conselheiro no desempenho das suas atividades. O CMDCA e a gestão municipal tem se empenhado com muita seriedade e transparência na realização das etapas do processo, até aqui, temos conseguido dialogar e o resultado tem sido muito positivo. Isso mostra o compromisso que a Prefeita Ana Passos tem com a Política de criança e adolescente no município”, assinalou Fátima Macêdo que esteve ministrando a capacitação.
De acordo com a vice-presidente do CMDCA de Sento-Sé, Meire Lucia Carvalho dos Santos, a capacitação é muito importante para nivelar conhecimentos e orientar os candidatos aptos a participarem do Processo de Escolha de Novos Membros do Conselho Tutelar de Sento-Se, para conhecer mais sobre as Leis, práticas e atribuições inerentes ao cargo a que estão concorrendo.
“O Curso faz parte das etapas do processo de Escolha, que irá eleger, com votos da comunidade, os cinco conselheiros e seus respectivos suplentes para assumirem os cargos por 4 anos. O conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e da Lei municipal, é de suma importância para as pessoas que irão assumir as vagas para o cargo de conselheiro Tutelar, que tem como função principal zelar pela defesa e proteção dos Direitos das Crianças e Adolescente em nosso município”, destacou Meire Lúcia.
Candidatos – Társsio Leite de Farias, é Conselheiro Tutelar por quatro mandatos consecutivos e está buscando se eleger para o quinto mandato, ele avaliou a capacitação como positiva. “Curso excelente e de extrema importância para a formação dos futuros Conselheiros Tutelares, possibilitando uma melhor atuação”, avaliou Társsio. Já a funcionária pública Crislane Castro Muniz Miranda da Silva, está participando do processo pela primeira vez, para ela o processo tem sido desafiador. “Minha avaliação nessa etapa é positiva. Os estudos, os simulados, as pesquisas, estão sendo desafiadoras, mas já me proporcionaram novos conhecimentos, aprendizados, que servirão, além da prova, de bagagem para desenvolver um bom trabalho com crianças e adolescentes”, disse Crislane.
Próxima etapas – Dentro do processo de escolha a próxima etapa a ser realizada é a prova para avaliação de conhecimentos específicos dos candidatos acontece no dia 29 de julho, vai acontecer no Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, das 8h às 12h. Os portões abrem às 7hs e fecham às 7h40.
A eleição – para a escolha dos membros do Conselho Tutelar de Sento-Sé será no dia 1º de outubro deste ano, no horário de 8h às 17h, em locais que ainda serão definidos pela Comissão Especial Serão escolhidos por meio de votação cinco conselheiros titulares, todos os demais candidatos habilitados serão considerados suplentes seguindo a ordem decrescente de votação.
—
Fonte: Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
Fotos: Leonardo Rodrigues