O Núcleo Biruta de Teatro (NBT) está de volta para mais uma temporada. O projeto de formação cênica, que conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura, é mantido pela Cia Biruta de Teatro e está com inscrições abertas para aulas gratuitas. Para participar basta ter mais de 14 anos e ser residente na zona oeste de Petrolina (PE). As inscrições são online até 31 de julho, através do formulário eletrônico: https://forms.gle/YfgxvheNTAR9La8y6.
Criado há mais de oito anos, o NBT é um grupo de experimentação cênica que possibilita a aprendizagem teatral em diálogo permanente com a ideia de comunidade. “Trata-se de um espaço de troca e aprendizagem mútua, orientado pela Cia Biruta. Buscamos partilhar o nosso conhecimento do fazer teatral por meio de oficinas, estudos, leituras e montagens de espetáculos, relacionando-os com questões subjetivas e sociais dos jovens, a partir da reflexão sobre suas identidades e os lugares que ocupam no mundo”, explica Cristiane Crispim, uma das fundadoras da Cia Biruta, sobre a atuação do Núcleo na comunidade.
O curso será orientado por integrantes da Cia Biruta, no cineteatro Massangano, da Estação da Cidadania (CEU das Águas), no bairro Rio Corrente, e terá duração de cinco meses. “Os alunos serão apresentados aos princípios da antropologia teatral, a partir de matrizes gestuais de culturas populares do médio São Francisco. Entre as técnicas estão também exercícios de modulação da energia, a partir de elementos da natureza, e jogos de improvisação para criação de dramaturgias do corpo e de cenas”, revela o também fundador da Biruta, Antônio Veronaldo.
Aluna do NBT em 2022, Amanda Karoline conta sua experiência. “O processo aqui é muito gratificante. A cada aula você se sente mais conectada com as pessoas, com o mundo, consigo mesma. Inclusive, foi no Núcleo que eu me conheci de verdade”.
Em 2023, a Cia Biruta preparou uma novidade para o Núcleo. A nova turma do NBT contará com interpretação em Libras durante todo o curso. A iniciativa foi adotada a fim de garantir a acessibilidade e fruição da comunidade surda nesse espaço artístico. O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de agosto. Mais informações através do e-mail: birutaciadeteatro@gmail.com.
Núcleo Biruta de Teatro
Executado há mais de 8 anos pela Cia Biruta, o projeto vem facilitando o acesso e o contato mais próximo da periferia com o trabalho artístico teatral. Ao longo dessa trajetória foi possível montar espetáculos como ‘A Insurreição do Amor’ (2015), ‘Ponto Poético’ (2016), o premiado ‘Processo Medusa’ (2017), ‘Corpo Fechado’ (2019), o experimento cênico digital ‘Registro da Humanidade’ (2021) e a realização da Mostra NBT 2022, onde foram apresentadas ao público mais de 10 (dez) cenas criadas pelos alunos do Núcleo.