Na manhã desta sexta-feira (28), cumpriram agenda em Petrolina o ministros do turismo, Celso Sabino e o ministro das comunicações, Juscelino Filho. Na oportunidade, eles realizaram uma visita técnica às obras de reforma e ampliação do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.
“Petrolina é uma cidade muito importante, grande produtora de frutas e de uvas. Nós temos aqui um circuito de visitação de vinícolas e também é um polo do agronegócio no Vale do São Francisco. Esse Centro de Convenções vai atender a sociedade local e vai permitir que Petrolina e toda essa região de Pernambuco possa entrar no circuito dos grandes eventos e roteiros teatrais, eventos culturais e eventos de negócios”, afirmou Celso Sabino.
Com investimento de R$ 41 milhões feito pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Petrolina, a nova estrutura deve ser entregue até o fim do primeiro semestre de 2024. “O Ministério do Turismo, seguindo as orientações do presidente Lula, de que nós devemos dar prioridade a essas obras que estavam paradas e essa obra estava parada há algum tempo. Nós fizemos a liberação de recursos nessa última semana para que a prefeitura, através da parceria do Ministério do Turismo, Governo Federal e a Prefeitura de Petrolina, essa obra seja reiniciada, como tantas outras estão sendo reiniciadas no Brasil”, reforçou o ministro do Turismo.
Animado com a retomada dos serviços, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, relembra a demanda feita pelos promotores culturais da cidade e as novas perspectivas que se desenham para o setor. “Temos uma expectativa muito grande, era um pedido da classe artística, cultural da cidade sobre um Teatro Municipal e agora Petrolina vai entrar e ser inserida nos novos roteiros de peças teatrais, eventos culturais. Para a cidade é muito importante fomentar isso, chegando num momento importante de transformação que a cidade vem seguindo com muitos avanços por toda Petrolina”.
Fungetur
Ainda durante a agenda em Petrolina, Celso Sabino aproveitou a oportunidade para apresentar ao trade turístico local os detalhes sobre a nova fase do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).
“Esse é um fundo que tem juros muito baixos, prazos de carência bastante dilatados e é justamente para financiar projetos como reestruturação, reformas e até construção de pousadas, hotéis, restaurantes. E nós trouxemos a equipe do Ministério hoje para apresentar ao trade local o que temos de bom do Fungetur”.
Sabino revelou ainda a determinação em ampliar as demandas do setor na cidade. “Atendendo a uma sugestão do nosso deputado Fernando Filho, nós estamos estudando um projeto para trabalhar o turismo em Petrolina no contra fluxo. Petrolina é uma cidade que recebe muitos investidores, produtores e empresários durante a semana. No fim de semana, geralmente, há um contra fluxo turístico. Então, já estamos encomendando para o corpo técnico do Ministério do Turismo um projeto para trabalhar o turismo em Petrolina no contra fluxo”.
5G em Petrolina
Com agenda integrada, o ministro das comunicações, Juscelino Filho falou sobre os planos de ampliação da cobertura 5G no país e a expectativa para a chegada do sinal em Petrolina.
“O presidente Lula tem colocado a inclusão digital dos brasileiros como uma prioridade. E aqui nós falamos sobre esse trabalho que estamos desenvolvendo à frente do Ministério para suprir esses vazios, esses gaps que ainda tem de conectividade, de coberturas de telefonia móvel. Além de tratar também da chegada do 5G aqui em Petrolina e toda a região, que está em expansão em todo o Brasil. Já está implantado em todas as capitais brasileiras e agora já está indo para o interior do Estado, para as cidades de médio e pequeno porte”.