Gilmar Santos assume presidência da Comissão de Saúde e já manda recado aos demais integrantes

0

Com a vacância estabelecida na presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Petrolina, com a saída de César Durando após o retorno de Gilberto Melo a Casa Plínio Amorim, o vereador Gilmar Santos assumiu a vaga. A  confirmação de Santos na presidência da referida comissão ocorreu na sessão desta terça-feira (08), quando o primeiro secretário da mesa diretora, Rodrigo Araújo, leu o documento que determinou tal posição. 

Antes de comentar sobre a nova função, Gilmar falou sobre as condições encontradas em algumas unidades de saúde, criticando o déficit na quantidade de profissionais e os postos que funcionam em estruturas precárias de casas alugadas.
“A unidades de saúde estão vivenciando um verdadeiro caos, um descaso. Seja pela quantidade limitada de profissionais, unidades onde deveriam ter duas ou até 3 equipes de saúde tem apenas uma. A gente indo na unidade do São Gonçalo, é muito vergonhoso que aquela comunidade populosa, com tantos trabalhadores, cidadãos contribuintes, tenham que passar pela humilhação de estar em um serviço com casa alugada, sem um espaço adequado. Há pessoas saindo de um assentamento lá próximo ao Nova Petrolina, que precisam percorrer essa distância toda para serem atendidas na unidade do São Gonçalo e se deparam com uma bagunça na distribuição dos atendimentos”, exemplificou, apontando ainda o caso da Vila Marcela, onde uma equipe reduzida precisa atender a várias comunidades.

Contumaz nas críticas à falta de transparência no trabalho das comissões, Santos já comunicou ao relator e ao secretário da Comissão de Saúde que em breve convocará a primeira reunião desse grupo de trabalho e cobrou compromisso dos colegas na fiscalização dos atendimentos prestados pelo setor. “Quero dizer para os senhores, e vereador Diogo Hoffmann, cumprindo a minha prerrogativa enquanto presidente da Comissão de Saúde, haverei de publicar ainda hoje e apresentar a vossa excelência, para o vereador Major, uma convocação de reunião da comissão de saúde para que a gente passe a aprofundar esse debate e nós vamos cumprir. Eu sei que o senhor e o vereador Major são ligados ao governo, têm os compromissos dos senhores, mas a gente espera muito que o maior compromisso dos senhores seja com o direito à saúde da nossa população. É a prioridade”.