Durante pronunciamento feito na sessão de ontem (08) na Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Zenildo Nunes mostrou sua indignação com a exclusão de pacientes residentes em Petrolina do mutirão de cirurgias realizado no mês passado pelo Hospital Regional de Juazeiro. Segundo o parlamentar, após a triagem feita após mesmo após a regulação, os residentes na cidade pernambucana não conseguiam acessar os procedimentos realizados naquela unidade de saúde.
Indignado com a situação, Zenildo chamou a atenção do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sobre a desigualdade no tratamento dos pacientes da Rede PEBA, que sempre são aceitos nos hospitais de Petrolina.
“Eu quero chamar a atenção do governador do Estado da Bahia, que é do PT. Nós sabemos da simplicidade, do compromisso que o nosso presidente Lula tem com o povo brasileiro. Agora, o povo de Petrolina não vai suportar mais a desigualdade. No mês passado, o Hospital Regional, que é do governo do Estado, não é município, realizou mais de 400 cirurgias eletivas. Tirou o povo de Petrolina que fizeram consultas através de regulação e só colocaram o público da Bahia, de Juazeiro. Ora, veja só a desigualdade: Se você for agora nos nossos hospitais, tanto o Dom Malan quanto o Hospital Universitário, você verá que maioria do povo [atendido] é da Bahia, de Senhor do Bonfim, Feira de Santana, Campo Formoso, gente de quase todo canto do Estado e nós recebemos. Por que tiraram o povo de Petrolina?”, perguntou Nunes.
O parlamentar ainda listou os procedimentos realizados e taxou como um “absurdo” a recusa do atendimento aos petrolinenses quando a Prefeitura de Petrolina repassa recursos para as unidades hospitalares sem determinar a exclusão dos pacientes baianos. “Foram feitas cirurgias de vesícula, hérnias, rins e aqui temos milhares de pacientes aguardando para realizar esses procedimentos. Por isso eu quero chamar a atenção do governador da Bahia para que ele venha nos ajudar, que venha colocar recursos no Hospital Universitários e no Hospital Dom Malan. Vocês sabem que o nosso prefeito Simão Durando coloca no cofre do Hospital Universitário todo mês? R$ 3 milhões, pagando cirurgias do povo da Bahia. Enquanto isso, fizeram a seleção de pacientes e só colocaram o povo de Juazeiro, Petrolina ficou de fora. Isso é um absurdo, é uma desigualdade, uma injustiça com o nosso povo”.
O Nossa Voz entrou em contato com a assessoria de imprensa do Hospital Regional e aguarda um posicionamento acerca dos fatos listados pelo vereador.