Durante encontro realizado na sexta-feira (25), na sede da OAB Petrolina, com a presença de representantes do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região (TRT-6), o presidente, a vice-presidente, Conselheiros e a presidente da Comissão de Direito do Trabalho da subseção, advogados e advogadas militantes da área trabalhista da região foram apresentados as novidades sobre os Núcleos de Justiça 4.0. Implantados pelo TRT-6 em junho deste ano, os Núcleos têm o objetivo de apoiar as unidades judiciais de 1º Grau de jurisdição e viabilizar, de forma inédita, a instituição de unidades autônomas nas áreas de realização de audiências, elaboração cálculos e prolação de sentenças, despachos e decisões.
Estiveram representando o TRT-6, o desembargador Dr. Fábio André de Farias e a juíza auxiliar da Corregedoria, Drª. Renata Conceição Nobrega Santos, que apresentaram para a advocacia trabalhista local informações referentes ao tema. Na oportunidade, foram detalhadas as ações dos Núcleos de Justiça 4.0 do TRT-6 e como ajudarão no fortalecimento do trabalho desenvolvido por todo o Estado. Os núcleos foram idealizados de acordo com as diretrizes da Resolução 385/2021 do Conselho Nacional de Justiça.
A iniciativa visa estimular o uso dos Núcleos criados e aumentar a proximidade entre o Regional e a categoria dos advogados e advogadas e, por consequência, tornar mais célere a tramitação processual. Economizando recursos e dando mais efetividade nas áreas em questão, o que beneficiará todos os que precisam dos serviços. (Ascom OAB)