Biografia do Senador Jarbas Vasconcelos será lançada nesta quinta-feira (31)

0

O senador Jarbas Vasconcelos, membro do MDB, terá sua biografia detalhada em quatro volumes pelo jornalista Ennio Benning, que atuou como assessor parlamentar de Vasconcelos por uma década. Os dois primeiros volumes serão lançados nesta quinta-feira (31), às 18h, no JCPM Trade Center, localizado no bairro do Pina.

O primeiro volume abrange o período de 1942, ano de nascimento de Jarbas, até 1978, quando ele disputou sua primeira eleição para o Senado. O segundo volume abarca o intervalo de 1979 a 1986, período durante o qual ele assumiu sua primeira prefeitura no Recife. Esses volumes iniciais enfocam a carreira parlamentar de Jarbas, incluindo seu papel na luta contra a ditadura, tanto como deputado estadual (1971-1974) quanto como deputado federal (1975-1979 e 1982-1985).

A concepção da biografia teve início em 2019 e marca a estreia literária de Ennio Benning. Ele descreveu o trabalho como uma “honra” e um desafio, levando quase quatro anos para conduzir entrevistas, pesquisas e redação. Além de destacar a destacada trajetória política de Jarbas Vasconcelos, o autor procurou apresentar as influências familiares e amizades que moldaram o político, incluindo seu pai e irmã mais velha. Benning também mencionou que Jarbas é habilidoso em contar histórias. O jornalista já iniciou as pesquisas preliminares para os próximos volumes, visando concluir o projeto em dois anos.

A biografia registra eventos significativos, como os bastidores da decisão de Jarbas de concorrer ao Senado em 1978, quando ele enfrentou Nilo Coelho e Cid Sampaio. Embora tenha sido o candidato mais votado em relação aos líderes da Arena, partido pró-regime militar, ele foi derrotado devido ao uso da sublegenda, uma tática criada pelo regime autoritário para enfraquecer a oposição. O trabalho também explora a disputa interna dentro do PMDB, que levou Jarbas a se juntar ao PSB em 1985, em uma das eleições mais acirradas da história de Recife.