A Prefeitura de Juazeiro, por meio das Secretarias de Educação e Juventude (Seduc) e de Saúde (Sesau), realizou nesta terça-feira (5), a conclusão e certificação do treinamento de primeiros socorros da quinta turma de servidores da Educação municipal. A ação faz parte do ‘Programa Cuidar’, que oferta capacitações continuadas para profissionais da rede municipal de ensino, sobre primeiros socorros, ministradas pelos instrutores do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“As formações e certificações acontecem sempre no auditório do SAMU, e reúne gestores, educadores e servidores de escolas municipais, que recebem aulas teóricas, práticas e simulações realistas de atendimento inicial em situações de emergência. As atividades formativas possuem duração de cinco horas contínuas, em seis encontros semanais. A ideia é capacitar o educador para atendimentos iniciais mesmo na ausência de recursos e dispositivos utilizados pelos profissionais da saúde e do resgate, orientando sobre técnicas que salvam vidas”, explicou Flávio Santos, socorrista e instrutor do NEU.
De acordo com Mariana de Castro, gestora da Escola Municipal Aprígio Duarte, que participou do ciclo de treinamentos, a oportunidade garante ainda mais segurança para a rotina escolar. “Nós tivemos a honra de contar com dois profissionais de saúde bastante capacitados, que trouxeram todas as informações necessárias para a garantia de um procedimento de primeiros socorros efetivo em casos de urgência e emergência nas escolas. De forma muito clara e contextualizada, nós aprendemos a identificar quando uma possível vítima precisa de ajuda e como proceder. Tudo isso garante ainda mais segurança e tranquilidade para o ambiente escolar”, destacou Mariana.
A coordenadora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Caic Misael Aguilar, Patrícia da Silva Custódio, falou sobre a importância de agregar o conhecimento de primeiros socorros ao saber pedagógico. “O curso foi muito bom para somar conhecimentos técnicos adequados para serem utilizados em situações de adversidade, como queda, contato com animais venenosos, entre tantas outras situações, e tudo isso por meio da utilização de recursos disponíveis na própria escola. Poder realizar o atendimento inicial de possíveis ocorrências que possam acontecer no ambiente escolar, é indispensável e definitivo em alguns casos”, concluiu Patrícia.
O Programa CuidarA iniciativa de criar o ‘Programa Cuidar’ surgiu em julho de 2022, a partir da Lei Municipal Karla Nayse, proposta pelo vereador Lourival Quirino e sancionada em setembro de 2021 pela prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos.
Fonte – Ascom Seduc/PMJFotos: Edinazio Dias – Ascom/PMJ