Durante o mês de setembro, dois temas importantes recebem maior visibilidade e, com isso, este mês ganha duas cores: verde e amarelo. No ‘Setembro Verde’ há a proposta de conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência. Já o ‘Setembro Amarelo’, refere-se à campanha que alerta sobre a depressão e a prevenção ao suicídio. Com a proposta de alertar a população sobre as duas temáticas, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, (Sedes), montou uma programação com as famílias atendidas pelos cinco Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) no município.
Durante todo o mês, os CRAS Malhada da Areia, Quidé, Itaberaba, Tabuleiro e João Paulo II envolverão as suas comunidades em atividades educativas relacionadas aos dois temas. O CRAS João Paulo II realizará no dia 12 uma roda de conversa com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com o tema do combate ao suicídio. A mesma temática será levada aos adolescentes no dia 14.
O CRAS Quidé sensibilizou a comunidade acerca da prevenção do suicídio, apresentando a rede de cuidados do município nesta terça-feira (5). De 18 a 21 de setembro, as crianças e os adolescentes participarão de atividades lúdicas a respeito do setembro amarelo. No dia 21, a equipe irá abordar os direitos da pessoa com deficiência.
O CRAS Tabuleiro irá realizar nos dias 19 e 21 palestras educativas sobre a importância da inclusão, a qual também abordará os direitos das crianças e adolescentes com deficiência e respeito às diferenças. Os dias 26 e 28 serão voltados para a prevenção do suicídio.
O CRAS Itaberaba envolverá a equipe de psicólogos para um diálogo sobre saúde mental no dia 11. O dia 20 será voltado para a conscientização da importância de desenvolvimento de meios de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. A comunidade do bairro Malhada da Areia irá participar no CRAS de rodas de conversa sobre como prevenir o suicídio com diversas ações na primeira quinzena do mês. De 18 a 22 serão realizadas oficinas, rodas de conversa sobre o Setembro Verde.
Fonte – Ascom Sedes PMJ