Prefeito Simão Durando confirma que Petrolina contará com hospital municipal no próximo ano

0

Ciente das demandas relativas à área da saúde em Petrolina, o prefeito de Petrolina Simão Durando assegurou, em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (25) que tem adotado as providências necessárias para atender à população. Além da realização de exames e procedimentos, o gestor anunciou uma mudança importante no fluxo de atendimento com a ampliação da rede de postos de saúde e a entrega de um hospital municipal no próximo ano. 

De imediato, em parceria com o governo federal através do programa Fila Zero, a prefeitura de Petrolina vai viabilizar a realização de 600 cirurgias de vesícula. Os procedimentos serão realizados no Hospital Universitário e a triagem será feita através da Secretaria Municipal de Saúde. “Serão 600 cirurgias de vesícula, mais 400 raio X ofertados”, reforçou Durando. 

Paralelo a isso, a gestão tem realizado aos finais de semana exames de mamografia com moradoras das comunidades rurais da cidade. “A gente vai até as comunidades mais distantes e traz o público feminino. Começamos isso nas localidades de Izacolândia e Bebedouro, todos os finais de semana a gente traz e depois leva elas em segurança para casa. No último final de semana a gente trouxe o público feminino de Rajada porque sabemos da distância e das dificuldades de vir fazer uma mamografia, então quase todos os finais de semana, estamos mapeando onde tem a demanda e vamos zerando. Quando a gente trouxe essas 100 mulheres de Rajada, zeramos a fila de mamografias naquela localidade, assim como aconteceu em Izacolândia e Bebedouro. Queremos zerar para irmos avançando”. 

Os mutirões de exames e cirurgias na rede particular conveniada com a Prefeitura de Petrolina também foram ações listadas por Simão Durando. Além disso, o gestor anunciou que o Hospital Dom Malan também receberá reforços para realização de procedimentos importantes. “Já caiu o recurso no Hospital Dom Malan, uma emenda do nosso deputado [federal] Fernando Filho, de R$ 2 milhões. Vamos fazer diversas cirurgias ginecológicas e também infantis para as crianças e para as mulheres. Outra novidade também é que vamos começar um mutirão em outubro com 140 mil exames laboratoriais para que a gente zere a fila de exames para atender a mais de 15 mil pessoas em Petrolina. Nós vamos lançar em outubro esse recurso que conseguimos viabilizar na saúde para que a gente possa ver um novo momento”. 

Na atenção básica, Durando revelou ao NV seu planejamento de reforma e ampliação de postos de saúde. “A gente mapeou, junto com a Secretaria de Infraestrutura e com a Secretaria de Saúde e percebemos que algumas comunidades cresceram demais e os postos ficaram pequenos. Então, onde tem essas demandas nós vamos reformar e ampliar”.

E por fim, o prefeito de Petrolina trouxe a novidade que trará um reforço de peso no atendimento à saúde da população petrolinense. “No ano que vem, vamos entregar um hospital. Nós estávamos com a  reformulação para que fossem atendidos apenas crianças e adolescentes, mas entendemos sobre a necessidade. Então, ele será para a criança, para o adolescente e também para diversos públicos da cidade de Petrolina. Então teremos um novo momento, mutirões de cirurgias acontecendo, de exames laboratoriais, cirurgias de vesículas, mutirões no Hospital Dom Malan para as mulheres e crianças, esse novo momento de reformas e ampliações de postos de saúde, a entrega de um novo hospital a partir do ano que vem, se Deus quiser, para que a gente possa dar um conforto maior na saúde na cidade”. (Foto: Arquivo/Divulgação)