Com um mês dedicado ao autocuidado e também à prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a campanha ‘Outubro Rosa’ é marcada por estimular a realização de exames, disseminação de informações e para identificar antecipadamente a doença. A Prefeitura de Petrolina, com o objetivo de fortalecer a prevenção e alertar sobre o diagnóstico precoce, vai realizar durante todo o mês ações nos serviços de Atenção Básica e Especializada do município.
A programação conta com o Cuida+Mulher, que oferta mamografias para as mulheres que residem na zona rural do município; atividades educativas na Policlínica Municipal, Unidade do Servidor e Centro de Atenção Psicossocial II. Nas Unidades Básicas de Saúde serão realizados, durante todo o mês, exames clínicos das mamas, consultas e avaliações para mamografias, preventivos, inserção de DIU, além de ações educativas. Para fechar a programação, será ofertado um momento de autocuidado com as mulheres na Praça da Sementeira, com atividades físicas com zumba, aula de ritmos e funcional, tudo é dedicado às mulheres. Também vão ser feitas ações do ‘Consultório na Rua’ voltadas para mulheres em situação de rua.
O secretário de Saúde, João Luís Nogueira, ressalta a importância dessas atividades ao longo do mês. “Iniciamos outubro com o pé direito e iremos oferecer diversas ações para o público feminino com o intuito de reforçar a campanha e disponibilizar para todas as mulheres do município atendimento especializado e humanizado. Estamos seguindo com ritmo acelerado, como orienta o prefeito Simão Durando, em buscar recursos e ampliar a nossa oferta de atendimentos e serviços” destaca.
Câncer de mama
De acordo com o colocar o nome do instituto completo (INCA), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos, alguns têm desenvolvimento rápido, outros são mais lentos. O tratamento para o câncer de mama é oferecido pelo Ministério da Saúde por meio de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
————
Fonte – Assessora de Comunicação da Secretaria de Saúde