Ministério da Saúde exonera diretor responsável por apresentação com dança erótica em evento da pasta

0

O Ministério da Saúde exonerou Andrey Roosewelt Chagas Lemos, diretor de Prevenção e Promoção da Saúde, após ele se responsabilizar integralmente pela apresentação de cunho erótico ocorrida no 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil, evento promovido pela pasta, na última quinta-feira (5).

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, um mulher aparece dançando no evento, como atração cultural, trajando vestes íntimas e realizando movimentos sensuais.

Em resposta às manifestações de repúdio ao caso, o ministério anunciou, no último sábado, que o episódio foi um caso isolado e que não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro.

O texto também diz que o diretor foi exonerado “a pedido”.

“Para evitar que situações semelhantes ocorram novamente, a pasta imediatamente criou uma curadoria de eventos, vinculada ao Gabinete da Ministra, que avaliará se as participações propostas estão adequadas com a conduta e com a missão institucional do Ministério da Saúde”, diz o comunicado.

Em vídeo publicado nas redes sociais no último sábado (7), a ministra Nísia Trindade afirmou que o fato foi “inadmissível”.

“Naquele momento, eu estava em uma importante agenda nas cidades de Diadema e Mauá, em São Paulo. Ao mesmo tempo, comecei a apurar responsabilidades pelo ocorrido. Diante da gravidade do cargo, foi afastado o diretor”, informou a ministra.

“Reitero o compromisso do ministério da Saúde com todo o programa apresentado pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Alckmin no qual é destaque o fortalecimento do SUS com sua visão inclusiva. Venho me desculpar muito sinceramente pelo ocorrido”, completou Nísia.

O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

Fonte: JC