Até o final da semana, cerca de 4,9 mil estudantes do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino irão realizar as provas de Língua Portuguesa e Matemática, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame serve de parâmetro para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada escola e dos municípios brasileiros.
A avaliação, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), permite o diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. “As provas do Saeb e também do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) nos ajudam a conhecer melhor a realidade das nossas escolas, identificar as ações que estão dando certo e os pontos onde ainda precisamos melhorar para oferecer uma educação cada vez mais qualificada para nossas crianças e jovens”, pontua a prefeita Suzana Ramos.
Na Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, mais de 100 estudantes realizarão a prova. Um deles é Ana Vitória Barros da Silva, aluna do 5º ano. “As professoras ajudaram bastante, foi muito legal fazer as atividades e os simulados. E eu sei que a prova vai ser muito fácil porque eu estou preparada e muito confiante”, disse a estudante.
Para preparar os estudantes, ao longo do ano, a Seduc realizou uma série de atividades de reforço da aprendizagem dos estudantes e formação continuada dos professores. “No Leopoldina Leal, assim como nas demais escolas municipais, a gente vem se preparando para esse momento desde o início do ano, através da formação continuada dos professores e do trabalho em sala de aula. Realizamos aulões preparatórios, simulados e muitas atividades realizadas no sentido de reforçar o aprendizado dos estudantes”, contou a coordenadora pedagógica da escola, Maria do Carmo Pereira Gomes.